Blog
Como um provedor de internet pode expandir sua operação?

Como um provedor de internet pode expandir sua operação?


Expandir a operação de um provedor de internet requer um bom planejamento financeiro. A razão disso é que são necessários diversos investimentos, entre eles o de infraestrutura, e principalmente, o de segurança. Ter uma rede com mais clientes significa mais tráfego de dados, e agentes maliciosos podem ficar à espreita. A proteção deve ser feita sobretudo em relação aos ataques DDoS, já que podem indispor a rede.

Este artigo abordará os principais tópicos em relação ao processo de expansão de um provedor de internet. Você conhecerá a importância da evolução de uma operação e saberá de que forma isso pode ser feito. Serão apresentados quatro pontos essenciais para promover essa expansão. Após essa leitura, provavelmente seu planejamento estratégico ficará muito mais completo e eficiente.

Por que os planos de expansão são importantes?

Toda empresa sadia deve prever uma taxa de crescimento. Nesse sentido, considerar ao menos 5% de expansão anual é perfeitamente razoável. Esse é o modelo de administração capaz de sustentar a evolução de um empreendimento, inclusive dos provedores de internet.

É assim que uma empresa aumenta o número de funcionários, gera mais riqueza e agrega valor para a sociedade. Sem uma taxa de crescimento explícita a organização perde parte de seu objetivo. Empresários competentes sabem disso e levam a tarefa a sério em suas companhias, devolvendo parte de tudo aquilo que lhe foi concedido.

De que forma um provedor de internet pode expandir sua operação?

Ao menos quatro fatores precisam ser considerados no processo de expansão de um provedor de internet. Acompanhe a seguir o detalhamento de cada um deles.

Infraestrutura

Para provedores de internet, é impensável planejar uma expansão sem considerar a estruturação de sua infraestrutura. Isso porque de nada vale angariar mais clientes se o serviço prestado é de má qualidade. Por isso, ao ter planos de expansão em mente, deve-se primeiro planejar a adequação da rede de comunicação.

Segurança

Juntamente com os planos relativos à infraestrutura, também é preciso pensar em como essa rede terá a segurança adequada. De nada adianta expandir a capacidade de atendimento se o sistema estiver vulnerável. Especial atenção deve ser dada aos meios de proteção contra ataques DDoS, que podem indisponibilizar os serviços do provedor.

Gestão financeira

Para que os tópicos anteriores sejam colocados em prática, as finanças do provedor precisam estar em dia. Assim, conclui-se que para crescer é preciso gerir bem o departamento financeiro. Para isso, deve-se contar com a ajuda de especialistas, sempre acompanhados de perto. Dessa forma, os planos de expansão devem ser guiados por um planejamento financeiro eficiente.

Capacitação e retenção de clientes

Investimentos em marketing são essenciais em um processo de expansão. É dessa forma que novos clientes podem ser captados. No entanto, também devem existir esforços para manter esses clientes. Nesse sentido, contar com atendimento e suporte de qualidade é fundamental.

A operação de um provedor de internet precisa apresentar crescimento contínuo ao longo do tempo para ser considerada saudável. Empresas estagnadas são sinônimos de apatia organizacional, indicando que algo não está bem. No caso dos provedores, esse crescimento precisa estar acompanhado do aumento da segurança, pois do contrário, a rede torna-se vulnerável e a operação pode ser colocada em xeque por meio da indisponibilidade de serviços. Se proteger contra ataques DDoS é um dos pilares mais básicos a serem seguidos.

Gostou do conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!


Data de publicação:

18/08/2021

Compartilhar:

Confira também:

O mapa dos ataques DDoS no Brasil
Ataques DDoS

O mapa dos ataques DDoS no Brasil

Leia mais

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT
Redes

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT

Leia mais

O BGP hijack é umas das formas de redirecionar o tráfego para sites falsos
Cibersegurança

O BGP hijack é umas das formas de redirecionar o tráfego para sites falsos

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.