Blog
Carreira em cibersegurança: veja como começar!

Carreira em cibersegurança: veja como começar!


Toda empresa precisa de profissionais especializados em cibersegurança. Existem profissionais de tecnologia focados em várias áreas da gestão de TI. Mas, de todas as opções possíveis, a carreira em cibersegurança é uma das que conta com maior demanda. Afinal, proteger redes e dados é algo mandatório no século XXI.

Para iniciar a sua carreira como um especialista em cibersegurança, alguns passos são necessários para entender as bases do trabalho nesse tipo de operação. Assim, você consegue preparar-se para as melhores vagas da sua região.

Confira a seguir, como ser um profissional da área e comece já a sua carreira!

O que é cibersegurança?

Cibersegurança é uma área da tecnologia focada em garantir que as informações de uma pessoa ou empresa fiquem protegidas contra ataques virtuais. Ela atua nas seguintes frentes:

  • garantir que as informações sejam acessadas apenas pelas pessoas certas;
  • impedir que a integridade de arquivos seja comprometida;
  • maximizar a disponibilidade dos dados;
  • minimizar os riscos e elaborar planos de recuperação de desastres.

Os profissionais de cibersegurança atuam executando medidas que ajudam a identificar, mitigar, prevenir e corrigir possíveis brechas de segurança, ameaças e outros fatores que possam impedir que os pontos citados fiquem garantidos. 

Esse é um trabalho executado de maneira contínua. Afinal, existem vários problemas que podem impactar a segurança do negócio (como malwares, ataques de phishing, roubo de informações e ataques DDoS), e todos eles evoluem continuamente. Ou seja, manter-se atualizado sobre as novidades da área é algo crítico para definir o que deve ser aplicado no dia a dia da empresa.

Por que empresas contratam profissionais para esse tipo de atividade?

A segurança de dados tornou-se uma das prioridades da gestão de TI nos últimos anos. Existem três motivos que podem ser apontados para o destaque que essa área passou a ter:

  • as pressões dos consumidores, que passaram a buscar soluções e serviços que saibam gerenciar adequadamente os seus dados;
  • as pressões regulatórias, a partir de leis como a LGPD, que criam um novo padrão de segurança de dados para todos os negócios que atuam no Brasil;
  • e a garantia da continuidade do serviço da empresa.

Como iniciar uma carreira em cibersegurança?

Existem alguns passos para iniciar uma carreira em cibersegurança. Eles são a base para qualquer um ter os conhecimentos necessários para conseguir as melhores oportunidades. Confira, a seguir!

Faça cursos

Cursos de tecnologia ajudam pessoas a se manterem atualizadas sobre as principais ameaças do setor. Além disso, auxiliam nos processos de aprendizagem de novas habilidades ou técnicas de proteção de informações. Assim, você poderá destacar-se durante a seleção da sua vaga ideal.

Busque uma graduação

A graduação em tecnologia fornece um amplo conhecimento sobre as ciências da computação. Da infraestrutura de redes até as bases de um sistema operacional, vários são os tópicos cobertos por esse tipo de formação, que dura, pelo menos, 4 anos. Ao final, você será um profissional capaz de dominar todos os recursos de dispositivos digitais e, com isso, entender de maneira profunda o impacto de ameaças.

Participe de conferências

Todo profissional de cibersegurança deve manter-se atualizado sobre as tendências do seu setor. Esse conhecimento pode ser buscado por meio de eventos de tecnologia. Além de ser um local para conhecer as novidades da área, elas também devem ser vistas como uma peça-chave para a criação de uma rede de contatos que o ajudará em projetos e na busca por empregos.

Certifique os seus conhecimentos

As certificações devem sempre ser buscadas por profissionais de tecnologia. Elas garantem, para recrutadores, que você consegue atuar de acordo com padrões internacionais de qualidade. Por isso, não deixe de fazer o investimento naquelas que são voltadas para a cibersegurança.

Começar uma carreira em cibersegurança pode não parecer algo simples. Mas, seguindo os passos do nosso texto, você terá sucesso na sua empreitada, independentemente de qual especialidade deseja. Portanto, comece agora a investir em sua formação!

Gostou deste texto? Então, compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais!


Data de publicação:

02/06/2022

Compartilhar:

Confira também:

Por que tantos usuários caem em golpes de phishing?
Cibersegurança

Por que tantos usuários caem em golpes de phishing?

Leia mais

Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?
Redes

Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?

Leia mais

Como escolher um fornecedor para o seu ISP?
Geral

Como escolher um fornecedor para o seu ISP?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.