Blog
Tudo sobre firewall como serviço

Tudo sobre firewall como serviço


A tecnologia está se desenvolvendo a um ritmo cada vez mais acelerado, e isso traz novas preocupações com relação à segurança. Com certeza você já ouviu falar que um firewall é uma das maneiras de aumentar a segurança do perímetro da rede (tanto de um servidor, quanto de um segmento de rede), já que ele impede o acesso não autorizado à rede, não é mesmo? Saiba que a tecnologia de proteção da sua conexão tem evoluído muito, e hoje você vai conhecer tudo sobre firewall como serviço.

Como as pessoas estão mais conectadas, usuários mal intencionados acabam tendo mais oportunidades de obter informações valiosas e de cometerem crimes. É importante que as pessoas e as empresas estejam mais conscientes dos perigos da tecnologia e tomem medidas para protegerem-se nesse novo mundo.

No decorrer do artigo você vai entender que as nossas chances de proteção têm se alinhado bastante com as evoluções constantes das ferramentas e Sistemas de Informação. A tecnologia melhorou tanto que hoje podemos instalar essas barreiras protetivas para nossos sistemas e configurá-los de maneira totalmente remota.

Você também vai entender alguns detalhes dessa tecnologia, como ela funciona e as maneiras que podemos aproveitar de seus benefícios para nossos negócios. Veja a seguir o que é o FWaaS, como funciona e quais as diferenças que podemos esperar em comparação ao modelo convencional de firewall. Tenha uma boa leitura!

O que é FWaaS e qual sua funcionalidade?

Para compreendermos o FWaaS, precisamos rever alguns tópicos importantes para chegar em uma melhor compreensão do tema, começando pelo Cloud Computing. Também conhecido como computação em nuvem, é uma nova forma de armazenar dados e executar aplicações. 

Em vez de usar um computador local, os usuários acessam informações e programas hospedados remotamente em servidores na Internet. Os modelos podem variar em:

  • IaaS (Infraestrutura como Serviço): quando o sistema de uma organização utiliza toda a Infraestrutura de uma empresa parceira para conectar suas aplicações. Os servidores de armazenamento e o processamento de dados são feitas pela operadora desses serviços;
  • PaaS (Plataforma como Serviço): é a próxima camada da nuvem. A empresa operadora oferece uma plataforma para serem realizados o desenvolvimento e o deploy de aplicações, além da infraestrutura;
  • SaaS (Software como Serviços): é, basicamente, o oferecimento de um sistema em nuvem pronto para utilização. Basta o usuário logar no sistema por meio de um dispositivo conectado na Internet e usar o produto.

O FWaaS (Firewall as a Service, ou Firewall como Serviço) é outra possibilidade. Para continuar nossa exploração, vamos entender mais sobre o que é esse recurso. Firewall é um termo que significa, literalmente, “parede de fogo”. É uma tecnologia de segurança utilizada para impedir acesso não autorizado a redes ou computadores. Um firewall pode ser um software, um hardware ou até mesmo uma combinação dos dois, com objetivo de monitorar as conexões de entrada ou saída e, conforme a política de segurança implementada, bloquear, aceitar ou limitar o acesso.

Agora que sabemos desses detalhes, vamos para o que mais interessa. O FWaaS é um serviço que permite gerenciar e monitorar firewalls de maneira remota, com ajuda da computação em nuvem. Ele fornece uma interface Web, simplificada e intuitiva, para configurar a ferramenta, rastrear o tráfego de rede e analisar logs de segurança.

Por que devo utilizar um FWaaS?

Como já entendemos, o firewall é como um dispositivo que ajuda a proteger sua rede contra os ataques externos. Ele monitora as conexões de entrada e saída e bloqueia o tráfego não autorizado, permitindo apenas o tráfego previamente designado como legítimo para passar. Isso significa que os invasores não podem usar seus computadores para obter informações confidenciais ou danificar seus sistemas. 

Benefícios ao utilizar um FWaaS em sua empresa

O FWaaS oferece algumas vantagens no âmbito da segurança informacional para as corporações, além de facilitar as configurações para toda uma rede, fazendo com que os processos de manutenção sejam realizados de maneira muito mais rápida, sem a necessidade de o agente se locomover para cada um dos dispositivos para realizar as atualizações e modificações necessárias. 

A seguir, você pode conferir as vantagens do FWaaS de maneira resumida:

  • localização: o FWaaS pode ser implantado na nuvem ou localmente, dependendo da necessidade da empresa. Isso permite que as organizações coloquem sua solução de segurança onde for melhor para elas;
  • escalabilidade: o FWaaS é extremamente escalável e pode crescer junto com a demanda do tráfego de rede;
  • flexibilidade: a solução é altamente flexível e pode ser adaptada às necessidades específicas de cada empresa
  • Facilidade de gerência: Através de uma interface gráfica intuitiva, toda a gerência do firewall fica muito simples e intuitiva para o usuário final, facilitando assim a sua gestão.

Qual a importância do FWaaS em uma arquitetura SASE?

SASE: Secure Access Service Edge (ou borda de serviço de acesso seguro) é uma arquitetura e estratégia de segurança da informação que usa uma única plataforma para fornecer serviços de rede e de segurança. Essa abordagem simplifica o gerenciamento de infraestruturas de TI complexas, ao mesmo tempo em que oferece melhor visibilidade de possíveis ameaças. Para saber mais, confira este artigo em que abordamos detalhes sobre esse tema.

Assim, podemos dizer que o FWaaS é um componente de uma solução SASE que oferece uma camada adicional de segurança para as corporações. Ele funciona como um dispositivo virtual que pode ser implantado na nuvem ou localmente, dependendo da necessidade da sua companhia.

O FWaaS fornece controle granular sobre o tráfego de rede e ajuda as suas equipes de segurança a bloquear ataques maliciosos antes que eles alcancem os sistemas corporativos, proporcionando algumas vantagens como uma política de segurança unificada, uma implementação mais simples e flexível com escalabilidade e instalação, operação e manutenção simplificada.

Ao longo de nosso artigo, conferimos alguns aspectos sobre firewall, compreendemos os detalhes sobre a aplicação dessa ferramenta e também como algumas dessas soluções de segurança estão sendo modificadas e de maneira paralela às evoluções das ferramentas e diferentes aplicações de novos elementos da tecnologia. Vimos como a utilização do FWaaS pode beneficiar os mais diversos tipos de negócio, melhorando a segurança sem complicações e atrasos desnecessários para as dinâmicas modernas do mercado.

Na UPX a nossa solução de SASE, tem uma função muito poderosa, flexível e simplificada de FWaaS, onde você pode ter o total controle sobre a filtragem do seu tráfego e aplicar a sua política de segurança conforme os seus critérios internos, com o apoio de toda a equipe UPX durante o processo. 

Gostou de saber tudo sobre FWaaS e como ele pode ajudar a sua empresa a se proteger em um mundo moderno e conectado? Saiba que trabalhamos diariamente para preparar e trazer os melhores conteúdos de tecnologia para você! 

Siga nossa página no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

 

 


Data de publicação:

28/09/2022

Compartilhar:

Confira também:

O crescimento dos serviços de streaming nos últimos anos no Brasil
Performance

O crescimento dos serviços de streaming nos últimos anos no Brasil

Leia mais

Syn Flood: o que é e como se proteger?
Ataques DDoS

Syn Flood: o que é e como se proteger?

Leia mais

Dicas de segurança na internet e comprar online com tranquilidade
Cibersegurança

Dicas de segurança na internet e comprar online com tranquilidade

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.