Blog
Protocolo TCP/IP: por que ele é um dos mais importantes da internet

Protocolo TCP/IP: por que ele é um dos mais importantes da internet


O funcionamento da internet depende do protocolo TCP/IP. Suas características e vantagens possibilitam que haja uma comunicação de computadores e equipamentos via rede, como servidores e roteadores. Nesse sentido, é um assunto que merece atenção e cuidado.

Além disso, é interessante entender como alguns ataques abusam do TCP/IP. Um exemplo disso é o DDoS e sua atuação em estratégias volumosas de ataque, explorando as próprias diretrizes dos protocolos. Ao conhecer isso, o profissional consegue se preparar para se proteger melhor contra esse tipo de ameaça.

Se quiser saber mais sobre isso, não deixe de acompanhar!

O que é o protocolo TCP/IP?

Os protocolos TCP/IP são na verdade uma conjugação de não apenas dois, mas vários protocolos que fazem a internet funcionar. Foram criados com o intuito de permitir a comunicação de computadores de marcas distintas, por isso, sendo fundamentais para o protótipo da ARPANET, que viria a se tornar a internet.

Os dois principais padrões nessa suíte são o TCP e o IP. O TCP é um protocolo orientado à conexão e tem como propósito garantir que o destinatário receba todos os pacotes, seja um PC ou servidor. Já o IP se encarrega de estabelecer a conexão entre a origem e o destino, de modo a garantir que as mensagens sejam encaminhadas ao local certo.

A garantia oferecida pelo TCP se baseia nas suas verificações. Além de enviar os pacotes, o protocolo verifica se ele chegou ao destinatário e na sequência exata.

Aliás, falamos em sequência porque o TCP/IP envolve os chamados datagramas, que são fragmentos de uma informação que transita pela rede. Os datagramas são desmontados no endereço de origem, trafegam por rotas diferentes e chegam ao destino para serem montados novamente.

Além disso, o TCP se destaca pelo seu controle de fluxo e condições de transmissão, controle da conexão entre dois pontos e verificação de erros. O TCP/IP está dividido em quatro camadas principais. Aplicação, transporte, internet e enlace ou física.

A camada de aplicação diz respeito ao nível em que o usuário manipula sistemas, como uma ferramenta de e-mail. É onde ocorre a primeira etapa da requisição. Então, ela passa para a de transporte, que estabelece a conexão entre os pontos e desmonta a informação em pequenos datagramas para trafegar na rede. Para garantir a conexão, há o uso de portas de comunicação.

Na camada de internet, é onde se encontram os endereços de origem e de destino. Já na camada de enlace, existe a associação física entre os equipamentos propriamente ditos. Por exemplo, cabos ethernet, Wi-Fi, modem etc. Na camada de enlace, ocorre também a tradução de endereços lógicos para físicos e o controle das condições do tráfego.

Qual a importância do Protocolo TCP/IP para o funcionamento da internet?

Como falamos, o TCP/IP é instrumental para a internet. O grande destaque é sua capacidade de permitir comunicação sem grandes gargalos, o que favorece uma infraestrutura que depende dessa conexão a distância e em larga escala. A confiabilidade possibilita que haja download e upload de informações.

Além disso, a suíte de protocolos é padronizável e multiplataforma. Praticamente todos os sistemas operacionais apresentam suporte a esses padrões, por isso, é fácil que sejam utilizados por todos em uma rede mundial.

A capacidade de controle de transmissão também torna o protocolo fundamental para a grande rede. Afinal, o TCP/IP verifica as condições de tráfego e direciona os pacotes para diferentes rotas se for necessário, evitando que haja gargalo com rotas congestionadas ou inativas. Desse modo, o aspecto seguro e rápido da comunicação na web é estabelecido.

Quais são suas implicações relacionadas aos ataques DDoS?

Se falamos da importância dos protocolos para a internet, temos que falar da suscetibilidade diante de ciberataques também. Os ataques de negação de serviço (DDoS), por exemplo, são um dos que podem ser orquestrados visando as características do TCP/IP.

Um exemplo disso é SYN Flood, uma sinalização em TCP utilizada para iniciar a comunicação entre dois hosts. Consiste em aproveitar a regra do three-way-handshake do TCP/IP, em que, para que dois hosts se comuniquem, eles precisam estabelecer uma comunicação prévia de três fatores. O emissor envia uma mensagem, o receptor envia uma resposta, ao passo que o emissor envia novamente outra mensagem.

A abordagem criminosa consiste em enviar excessivas requisições iniciais e esperar que o alvo responda todas elas. Em seguida, os dispositivos maliciosos não respondem de volta e deixam o alvo sempre no aguardo. Então, quando um cliente precisar efetivamente acessar os serviços, a vítima estará indisponível, aguardando as respostas para o handshake.

Outro caso é o HTTP Flood, que atinge essa suíte porque o HTTP é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP. Essa ação combina requisições de GET e POST para exceder o número de solicitações e gerar inatividade no sistema-alvo.

Por que é importante contar com empresas especialistas para aumentar a segurança da sua rede?

Diante do que vimos, torna-se importante destacar a necessidade de apoio de quem é especialista. Afinal, com o uso comum do TCP/IP, é fundamental que haja um combate às ameaças que podem ocorrer com as regras do protocolo. Isso inclui monitoramento da rede, ação preventiva e mitigação com o uso de ferramentas inteligentes para identificar e filtrar tráfego suspeito.

A partir de um estudo cuidadoso e detalhado da situação, os especialistas conseguem chegar à melhor abordagem em cada caso. Então, são capazes de restabelecer a normalidade de uma rede e de serviços, com a garantia de que os sistemas estarão sempre disponíveis.

O protocolo TCP/IP é extremamente importante para o funcionamento da grande rede. Sua confiabilidade e segurança favorecem o uso em escala mundial para conexão de computadores. Contudo, o seu uso também evidencia algumas brechas que possibilitam a ação de criminosos, como em ataques DDoS.

Para proteção devida, é fundamental contar com o apoio de empresas especialistas, como a UPX que desenvolveu uma solução própria, reconhecida por grandes provedores e bancos, com análise avançada dos pacotes, comportamento de tráfego, análise de contexto e uso de Inteligência Artificial para correlacionamento de pacotes e identificação padrões de tráfego malicioso.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a UPX e saiba como podemos ajudar na proteção da sua empresa no mundo online.


Data de publicação:

22/02/2021

Compartilhar:

Confira também:

Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?
Redes

Protocolo HTTP e HTTPS: você sabe para que serve?

Leia mais

As principais tendências para provedores de internet
Redes

As principais tendências para provedores de internet

Leia mais

Por que os hospitais são um alvo tão atrativo para ataques DDoS?
Ataques DDoS

Por que os hospitais são um alvo tão atrativo para ataques DDoS?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.