Blog
Ataques cibernéticos no setor financeiro: saiba como se proteger

Ataques cibernéticos no setor financeiro: saiba como se proteger


Instituições financeiras do mundo todo são alvo de diversos ataques cibernéticos. Devido à natureza dos negócios, as empresas desse segmento simplesmente não podem parar e além disso, possuem uma grande quantidade de informações sensíveis, o que acaba atraindo os grupos cibercriminosos na tentativa de violação da segurança para conseguirem coletar esses dados.

Um relatório do Federal Reserve de Nova York destacou que as empresas do setor financeiro sofrem até 300 vezes mais ataques do que organizações de outros setores. De acordo com os dados colhidos pela Microsoft em mais de 77 países e publicados no relatório “Microsoft Digital Defense Report”, o setor financeiro é um dos três principais alvos dos cibercriminosos.

Tendo em vista esse contexto, é importante conhecer as principais práticas para se proteger desse tipo de risco à integridade da empresa. Neste post, confira alguns passos essenciais para melhorar a segurança digital contra ataques cibernéticos!

Quais os ataques cibernéticos mais comuns no setor financeiro?

Para saber como se proteger, é importante entender como os ataques vêm sobre as empresas. No setor financeiro, existem alguns tipos de práticas mais comuns da parte dos criminosos. Saiba mais!

Cryptojacking

Quando o assunto é moedas digitais, o cryptojacking é um tipo de prática muito utilizada pelos hackers. Nesse caso, os criminosos aproveitam um dos dispositivos conectados à mesma rede do processador que realiza a mineração das criptomoedas. Com isso, os invasores conseguem instalar malwares e gerar suas próprias moedas. Além disso, esse tipo de ataque é silencioso e apenas quedas na velocidade da internet ou do dispositivo são observadas.

Ataque DDoS

Outro ataque bem comum é o DDoS. Nesse caso, o objetivo dos cibercriminosos é impedir o acesso dos usuários ao sistema. Para isso, sobrecarregam uma rede, aplicação ou servidor utilizando uma botnet, a ponto de se tornar inviável o uso por qualquer pessoa.

Phishing

O phishing é um dos ataques cibernéticos mais clássicos, no qual os criminosos usam um tipo de isca para instalar malwares ou colher informações sensíveis. E-mails falsos, mensagens com links que direcionam para sites que comprometem a segurança dos dispositivos e anúncios maliciosos são os principais mecanismos usados nesse tipo de crime digital.

Ransomware

Outro ataque comum no setor financeiro é o de ransomware, uma classe de malwares que serve como método de extorsão. Tem como meta tornar os dados inacessíveis criptografando-os ou tornar todo um sistema inacessível através da encriptação do disco/volume de armazenamento e exigindo o pagamento de um resgate (Ransom) para restabelecer o acesso aos respectivos dados/sistemas sequestrados. O resgate dos dados costuma ser extremamente caro e compromete gravemente a organização financeira de uma empresa.

Como se proteger de ciberataques?

A perda, o vazamento ou qualquer tipo de comprometimento dos dados do setor financeiro podem levar a um grave prejuízo para um negócio. É por esse motivo que investir em meios de se proteger de ataques cibernéticos é fundamental.

Para isso, é importante dar atenção aos seguintes cuidados!

Crie uma política de segurança

Para começar, ter uma política de segurança pré-estabelecida em uma empresa faz toda a diferença. Assim, é possível definir os protocolos que todos os colaboradores e líderes devem seguir, evitando falhas ou a desorganização interna.

Vale destacar também que uma política de segurança devidamente definida auxilia na recepção de novos profissionais. Processos admissionais podem ser complexos, principalmente durante a adaptação dos novos colaboradores, e passar todas as orientações de forma clara e correta ajuda a evitar falhas justamente durante esse período de troca de funcionários.

Faça backups

Para que um sistema se mantenha seguro e com o mínimo de risco de perdas de arquivos, é fundamental realizar alguns procedimentos. Além de investir em softwares de segurança e computação em nuvem, a realização do backup dos dados se torna indispensável.

O ideal é estabelecer uma rotina de backups, a fim de que nada se perca em caso de falhas no sistema, imprevistos nas atividades internas, quedas de energia, entre outras hipóteses. Desse modo, programar a realização do salvamento automático para um horário estratégico pode livrar a empresa de vários problemas.

Controle o acesso dos dados

Independentemente do tamanho da empresa, é importante ter em mente que nem todas as pessoas precisam ter o mesmo acesso aos dados. É totalmente possível segmentar, de forma otimizada e integrada, quem pode ou não ver um conjunto de arquivos.

Para dados mais sensíveis e de alta confidencialidade, vale muito a pena controlar ao máximo o acesso, restringindo a poucas pessoas. Dessa forma, as chances de invasões se reduzem, assim como a vulnerabilidade aos ataques cibernéticos.

Realize manutenções periódicas nos sistemas

Para que os sistemas continuem atuando em sinergia com os objetivos do negócio, é importante que estejam devidamente atualizados e com as manutenções em dia. Por essa razão, programar manutenções preventivas com regularidade é mais uma iniciativa que a empresa deve tomar, junto a serviços especializados de cibersegurança.

Manter o contato com os desenvolvedores do sistema é ainda mais importante quando o assunto é atualização. Afinal, podem passar todas as orientações necessárias e tirar as dúvidas que podem surgir durante o uso. Assim, as brechas para falhas nas operações são cada vez mais eliminadas.

Treine os colaboradores

É necessário dar destaque para a importância de saber utilizar cada função do sistema que lida no dia a dia. Por esse motivo, o treinamento dos colaboradores se torna uma das principais iniciativas que uma empresa precisa tomar para a prevenção de ataques cibernéticos.

Quando todos os profissionais são instruídos sobre os riscos de ciberataques e como eles funcionam, podem se prevenir com mais facilidade. Além disso, vale destacar que conhecer o sistema que usam no trabalho é uma vantagem para otimizar os processos internos e manter a rotina da empresa organizada.

Tenha um plano de incidentes

É importante ter em mente que, mesmo com o máximo de planejamento e proteção contra ataques cibernéticos, ainda existe a possibilidade de algum problema passar despercebido.

É por isso que, para reforçar a segurança digital de um negócio, é necessário ter um plano para reagir diante de incidentes. A automatização é muito útil nesses momentos, principalmente se os problemas acontecerem durante um horário de pouco acesso.

Programar as máquinas para realizar a transferência dos arquivos para um ambiente ainda mais criptografado e de acesso limitado, caso haja invasões ao sistema, é uma opção. Além disso, ter softwares personalizados para a empresa ajuda a desenvolver o melhor plano de ação na presença de imprevistos.

Agora que você sabe mais sobre os perigos dos ataques cibernéticos no setor financeiro e as principais medidas para proteger a empresa desses riscos, resta apenas dar os primeiros passos. Lembre-se de que a política de segurança da informação é crucial para estabelecer todos os demais protocolos de proteção de dados em um negócio.

Tenha soluções de segurança cibernética para proteger sua rede e seus dados

Atualmente existem diversas soluções e empresas especializadas em proteger o seu negócio no ambiente virtual, muitas dessas soluções, principalmente as que estão inseridas no conceito de SASE, realizam os processos de forma automática, como gerenciar o controle de acesso, monitoramento da rede, mitigação de ataques cibernéticos e identificação de tentativas de phishing.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam como se proteger de ciberataques!


Data de publicação:

11/08/2023

Compartilhar:

Confira também:

Incidentes que mais prejudicam usuários na internet
Cibersegurança

Incidentes que mais prejudicam usuários na internet

Leia mais

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud
Ataques DDoS

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud

Leia mais

Entenda o que é engenharia social e como se proteger
Cibersegurança

Entenda o que é engenharia social e como se proteger

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.