Blog
Conheça os principais tipos de malware e como proteger sua empresa

Conheça os principais tipos de malware e como proteger sua empresa


Malware, em linhas gerais é qualquer software projetado sob intenção maliciosa, com finalidade de causar danos aos sistemas onde é instalado. Cibercriminosos utilizam diversos tipos de malware para realizar ataques, resultando, por exemplo, na espionagem do sistema alvo, roubo de dados ou destruição/distribuição, ilegal, das informações capturadas.

Neste artigo, você vai conferir quais são os principais tipos de malwares e vamos apresentar a você a melhor solução para a prevenção de riscos de invasão na rede.

Principais tipos de malware

Os ataques cibernéticos podem acontecer de diversas formas, pois existem programas invasores variados e desenvolvidos para diferentes tipos de crime virtual. Conheça os principais tipos de malware para minimizar os riscos e proteger o seu negócio desses invasores.

Adware

Esse programa faz com que um grande número de anúncios apareçam em determinado site ou página na Internet sem a permissão do usuário. Ele pode coletar informações pessoais e fazer o rastreio dos sites acessados e de todas as ações que você executa no ambiente virtual.

Spyware

O spyware é um programa espião que se infiltra no sistema operacional de uma empresa com ações que variam conforme o objetivo do ataque, podendo ter uma finalidade comercial —para um maior controle dos hábitos de compra de uma pessoa e uso ilegal de seus dados — ou pode ser usado para a coleta de dados privados, como é o caso de contas bancárias, senhas de acesso etc.

Vírus

Os vírus atuam de diversas formas nos locais que se instalam, confundindo informações e ações do sistema, rastreando dados importantes, impedindo o funcionamento da máquina e podendo se espalhar para outros dispositivos conectados a essa mesma rede.

Worms

Esse programa tem como finalidade fazer réplicas de si mesmo e infectar outros computadores. É um programa invasor que gera danos à rede e consegue provocar oscilações, devido ao consumo da largura de banda. Alguns tipos de worms podem ocasionar interrupções nas atividades online, devido ao aumento de tráfego provocado na rede.

Trojan

É um tipo de malware, que conceitualmente (E também na prática) se confunde com outros malwares. Em síntese, Trojans são um tipo de malware que, para a inclusão no sistema alvo, que o cibercrime utiliza (Similar a estratégia utilizada pelos gregos contra Tróia, relatado no clássico poema épico de Virgílio), onde, utilizando de técnicas de enganação/engenharia social, o cibercrime entrega/disponibiliza malwares para usuários. Estes, enganados, executam o código malicioso e com isto, o sistema alvo fica comprometido.

Ransomware

É um tipo de malware, que tem como objetivo indisponibilizar e sequestrar os dados, bloqueando o acesso através de criptografia e solicitar um resgate. Além da encriptação dos dados tornando-os indisponíveis para os usuários legítimos, também pode ocorrer o roubo destes dados (sequestro) com objetivo de extorsão, cobrando um resgate (Ransom), para descriptografar os dados e também não divulgar os dados que foram roubados durante o processo. O resultado de um sequestro de dados com a divulgação pública, pode ter um impacto negativo enorme para a empresa envolvida, que envolve danos a sua imagem/marca até penalidades previstas em lei de proteção de dados que são sigilosos, como as previstas na LGPD , que dependendo do contexto da publicação destes dados, vão desde a advertência até aplicação de multa de até 2% do faturamento líquido, limitada no total a R$ 50.000.000,00 por infração.

Melhor maneira de proteger os sistemas da sua empresa

É fundamental trabalhar a infraestrutura de rede da sua empresa, em busca da prevenção contra os crimes virtuais. Para isso, é importante investir em recursos dinâmicos e facilitadores para as suas tomadas de decisões. 

A UPX ajuda você com as melhores soluções de cibersegurança, como o AI-Secure XDR, que permite um monitoramento mais detalhado e fornece informações indispensáveis para a proteção da sua rede contra os principais tipos de malwares.

Se essa é a solução que faltava para o seu negócio, entre em contato com os nossos especialistas para receber todo o suporte que precisa para as demandas da sua empresa.


Data de publicação:

24/08/2022

Compartilhar:

Confira também:

Conheça os 5 ataques DDoS mais comuns
Ataques DDoS

Conheça os 5 ataques DDoS mais comuns

Leia mais

Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor
Geral

Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor

Leia mais

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud
Ataques DDoS

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.