Blog
Conheça os principais tipos de malware e como proteger sua empresa

Conheça os principais tipos de malware e como proteger sua empresa


Malware, em linhas gerais é qualquer software projetado sob intenção maliciosa, com finalidade de causar danos aos sistemas onde é instalado. Cibercriminosos utilizam diversos tipos de malware para realizar ataques, resultando, por exemplo, na espionagem do sistema alvo, roubo de dados ou destruição/distribuição, ilegal, das informações capturadas.

Neste artigo, você vai conferir quais são os principais tipos de malwares e vamos apresentar a você a melhor solução para a prevenção de riscos de invasão na rede.

Principais tipos de malware

Os ataques cibernéticos podem acontecer de diversas formas, pois existem programas invasores variados e desenvolvidos para diferentes tipos de crime virtual. Conheça os principais tipos de malware para minimizar os riscos e proteger o seu negócio desses invasores.

Adware

Esse programa faz com que um grande número de anúncios apareçam em determinado site ou página na Internet sem a permissão do usuário. Ele pode coletar informações pessoais e fazer o rastreio dos sites acessados e de todas as ações que você executa no ambiente virtual.

Spyware

O spyware é um programa espião que se infiltra no sistema operacional de uma empresa com ações que variam conforme o objetivo do ataque, podendo ter uma finalidade comercial —para um maior controle dos hábitos de compra de uma pessoa e uso ilegal de seus dados — ou pode ser usado para a coleta de dados privados, como é o caso de contas bancárias, senhas de acesso etc.

Vírus

Os vírus atuam de diversas formas nos locais que se instalam, confundindo informações e ações do sistema, rastreando dados importantes, impedindo o funcionamento da máquina e podendo se espalhar para outros dispositivos conectados a essa mesma rede.

Worms

Esse programa tem como finalidade fazer réplicas de si mesmo e infectar outros computadores. É um programa invasor que gera danos à rede e consegue provocar oscilações, devido ao consumo da largura de banda. Alguns tipos de worms podem ocasionar interrupções nas atividades online, devido ao aumento de tráfego provocado na rede.

Trojan

É um tipo de malware, que conceitualmente (E também na prática) se confunde com outros malwares. Em síntese, Trojans são um tipo de malware que, para a inclusão no sistema alvo, que o cibercrime utiliza (Similar a estratégia utilizada pelos gregos contra Tróia, relatado no clássico poema épico de Virgílio), onde, utilizando de técnicas de enganação/engenharia social, o cibercrime entrega/disponibiliza malwares para usuários. Estes, enganados, executam o código malicioso e com isto, o sistema alvo fica comprometido.

Ransomware

É um tipo de malware, que tem como objetivo indisponibilizar e sequestrar os dados, bloqueando o acesso através de criptografia e solicitar um resgate. Além da encriptação dos dados tornando-os indisponíveis para os usuários legítimos, também pode ocorrer o roubo destes dados (sequestro) com objetivo de extorsão, cobrando um resgate (Ransom), para descriptografar os dados e também não divulgar os dados que foram roubados durante o processo. O resultado de um sequestro de dados com a divulgação pública, pode ter um impacto negativo enorme para a empresa envolvida, que envolve danos a sua imagem/marca até penalidades previstas em lei de proteção de dados que são sigilosos, como as previstas na LGPD , que dependendo do contexto da publicação destes dados, vão desde a advertência até aplicação de multa de até 2% do faturamento líquido, limitada no total a R$ 50.000.000,00 por infração.

Melhor maneira de proteger os sistemas da sua empresa

É fundamental trabalhar a infraestrutura de rede da sua empresa, em busca da prevenção contra os crimes virtuais. Para isso, é importante investir em recursos dinâmicos e facilitadores para as suas tomadas de decisões. 

A UPX ajuda você com as melhores soluções de cibersegurança, como o AI-Secure XDR, que permite um monitoramento mais detalhado e fornece informações indispensáveis para a proteção da sua rede contra os principais tipos de malwares.

Se essa é a solução que faltava para o seu negócio, entre em contato com os nossos especialistas para receber todo o suporte que precisa para as demandas da sua empresa.


Data de publicação:

24/08/2022

Compartilhar:

Confira também:

O que é anti-DDoS? Entenda, neste post!
Ataques DDoS

O que é anti-DDoS? Entenda, neste post!

Leia mais

Edge computing: entenda o conceito e como utilizar a tecnologia
Geral

Edge computing: entenda o conceito e como utilizar a tecnologia

Leia mais

Saiba escolher o melhor roteador para seu Sistema Autônomo
Redes

Saiba escolher o melhor roteador para seu Sistema Autônomo

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.