Blog
Por que você precisa de um FWaaS?

Por que você precisa de um FWaaS?


A sua empresa já pensou em investir em um FWaaS? Todo negócio que trabalha com recursos de rede e busca uma infraestrutura confiável entende a importância de um bom firewall. Nesse contexto, o FWaaS é uma alternativa para quem também quer aproveitar da segurança e da flexibilidade da computação em nuvem.

O FWaaS é um modelo de Next Gen Firewall que pode ser utilizado por negócios de diferentes portes. Em todos os casos, há melhoria no nível de confiabilidade da rede e menos gastos com manutenção e gestão de processos. Veja como a seguir!

O que é o FWaaS?

Firewall as a Service (FWaaS, ou Firewall como Serviço, em uma tradução livre) é um tipo de firewall de próxima geração que é distribuído a partir de um serviço baseado em nuvem. Isso dá ao usuário a capacidade de migrar, parcialmente ou totalmente, todas as rotinas de gestão de rede para um ambiente de cloud. Ou seja, incorpora os benefícios do cloud computing na gestão de redes.

Por que esse serviço pode ser adotado?

O FWaaS aproveita-se dos principais avanços registrados na última década em termos de segurança digital e cloud computing para dar aos usuários uma solução escalável, ágil e de baixo custo de aquisição. Isso traz um conjunto de benefícios únicos para os profissionais de tecnologia. Entre os principais, podemos destacar:

  • A segurança de última geração, com updates sendo distribuídos rapidamente e sem problemas de compatibilidade;
  • O uso de recursos em nuvem, que amplia o grau de disponibilidade da ferramenta e ajuda na sua implementação no ambiente corporativo;
  • A ausência de limite de capacidade, que dá ao profissional de TI a garantia de que ele sempre terá, à sua disposição, os recursos necessários para proteger a sua infraestrutura;
  • O gerenciamento centralizado e simplificado, que reduz riscos, melhora a proteção da rede e torna a configuração de processos mais ágil;
  • Redução de custos, pois a empresa só paga pelos recursos utilizados;
  • A alta flexibilidade, que reduz o tempo de integração e dá mais habilidade para a equipe de TI integrar esse tipo de ferramenta na sua infraestrutura.

O que avaliar ao escolher um FWaaS para o seu negócio?

A escolha de um firewall deve ser um processo feito com cuidado. Afinal, esse será o recurso utilizado para monitorar o tráfego de rede das principais ferramentas da empresa. Por isso, adote estratégias como:

  • Validar os recursos de segurança com o fornecedor;
  • Levantar dados sobre o perfil da sua rede, da infraestrutura de software e dos usuários;
  • Avaliar se a política de privacidade é compatível com as regras de compliance do negócio;
  • Ter uma visão completa do orçamento disponível;
  • Levantar dados sobre o perfil da equipe de suporte ao usuário.

O uso de recursos de rede já é feito na vasta maioria dos negócios modernos. Afinal, não existe empresa de sucesso desconectada da web. Nesse contexto, o firewall é um dos principais equipamentos de segurança digital existentes para evitar ataques.

Com o FWaaS, a empresa pode integrar um firewall de qualidade às suas rotinas e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Além disso, haverá um aumento de diferenciais como escalabilidade e flexibilidade para gerir o tráfego de rede. Por isso não deixe de incluir esse tipo de investimento nas suas estratégias!

Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como otimizar as suas rotinas? Então assine a nossa newsletter!


Data de publicação:

20/09/2023

Compartilhar:

Confira também:

Incidentes que mais prejudicam usuários na internet
Cibersegurança

Incidentes que mais prejudicam usuários na internet

Leia mais

Esclareça as suas dúvidas sobre Blocos de IP
Redes

Esclareça as suas dúvidas sobre Blocos de IP

Leia mais

Diferenças, vantagens e desvantagens entre VPN e MPLS
Redes

Diferenças, vantagens e desvantagens entre VPN e MPLS

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.