Blog
Benefícios do SASE

Benefícios do SASE


A tecnologia usada nos ambientes corporativos colabora com a contínua geração e conversão de dados pelos sistemas da empresa. A comunicação virtual também é um fator que facilita os processos empresariais, mas ao mesmo tempo, chama a atenção de usuários mal-intencionados na rede. Com a incidência de ações maliciosas no ambiente virtual, os benefícios do SASE são considerados valorosos para o desempenho empresarial, pois têm o propósito de promover uma maior proteção aos negócios posicionados na rede.

Confira, neste artigo, quais são os principais benefícios do SASE para a cibersegurança do seu negócio.

Arquitetura SASE

Secure Access Service Edge (SASE) é um conceito proposto pelo Gartner analisando a necessidade das empresas por um serviço de acesso seguro de borda entregue na nuvem. É um modelo que busca a convergência entre redes e segurança em uma única plataforma para acompanhar a transformação digital acelerada. Os recursos são fornecidos principalmente como serviço (as a Service – aaS)

A arquitetura SASE tem como finalidade levar segurança para os usuários, independentemente dos seus pontos de acessos. Esse sistema é uma solução adequada para empresas que:

  • usam sites distribuídos;
  • os usuários acessam o sistema remotamente;
  • usam muitos equipamentos conectados.

Esse modelo de arquitetura mais moderno permite que o tráfego de rede seja monitorado de forma mais precisa, identificando ameaças e expressando os pontos de maior vulnerabilidade na rede.

Confira quais os principais benefícios do SASE para a sua empresa.

Benefícios do SASE

Em primeiro lugar, é necessário dizer que o SASE é uma solução integrada à infraestrutura de rede de uma empresa, promovendo maior segurança com baixa complexidade. Assim, podemos pontuar como benefícios dessa solução:

  1. Maior segurança

Os ataques maliciosos nas redes acontecem das mais variadas formas. O SASE oferece uma arquitetura de rede mais consistente, com a capacidade de mitigar ataques e proteger os seus usuários. Nesse sentido, são implantadas políticas mais eficientes em pontos de conexão distribuídos, identificando as ameaças potenciais e promovendo ações de segurança para impedir os ataques.

  1. Melhora a operacionalidade

Dependendo do tipo de ataque, a visibilidade da rede pode acabar comprometida. O SASE garante uma maior convergência das informações, transmitindo os dados com maior rapidez e aprimorando a operacionalidade do sistema, com menos erros de configuração na infraestrutura de rede.

  1. Proteção unificada

Com o modelo de arquitetura do SASE, toda a rede desfruta do mesmo nível de proteção de uma política unificada. Com isso, a equipe de TI tem total visibilidade da rede.

  1. Otimização da equipe

Simplifica a gestão de cibersegurança nas empresas e aumenta a eficiência das equipes de TI e segurança, direcionando o foco em impulsionar o crescimento dos negócios.

  1. Menos complexidade e redução de custos

A arquitetura simplificada do SASE, elimina a necessidade de adquirir diversos ativos, o gerenciamento deles e suas manutenções.

  1. Conectividade instantânea

A arquitetura SASE aproveita os principais recursos de nuvem, fornecendo uma plataforma que se adapta instantaneamente às necessidades das empresas.

Arquitetura SASE na prática

A arquitetura SASE é uma solução integrada e entregue na nuvem, por meio de fornecimento de dados importantes para a promoção da segurança da rede. Com essas informações e o devido gerenciamento da estrutura de rede, são identificadas as ameaças e os locais de incidência, para que medidas de mitigação de riscos possam ser aplicadas.

Os benefícios do SASE agregam valor e praticidade para o seu negócio e garantem melhores condições de manutenção da rede por sua equipe de TI. Por isso, é fundamental contar com profissionais especialistas para a aplicação do SASE em uma arquitetura de rede mais protegida contra ataques e invasões cibernéticas.

 

Se você deseja acompanhar mais novidades sobre cibersegurança, assine a nossa newsletter.


Data de publicação:

30/11/2022

Compartilhar:

Confira também:

O que é SD-WAN e como funciona?
Redes

O que é SD-WAN e como funciona?

Leia mais

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud
Ataques DDoS

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud

Leia mais

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos
Cibersegurança

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.