Blog
O crescimento dos serviços de streaming nos últimos anos no Brasil

O crescimento dos serviços de streaming nos últimos anos no Brasil


De maneira resumida, os serviços de streaming se referem à transmissão instantânea de arquivos digitais de áudio e vídeo. Graças a essa tecnologia, milhões de pessoas ao redor do mundo podem ouvir música, escutar podcasts e, é claro, assistir a milhares de filmes e séries.

O processo é responsável por causar uma enorme revolução na maneira como o usuário consome os mais variados conteúdos via internet. Para tanto, basta contratar algum dos serviços disponíveis, filtrar o título desejado e dar o play.

Para gestores com ampla visão de mercado, toda essa facilidade se transformou em uma excelente maneira de expandir os negócios. Por meio do streaming, fica bem mais fácil alcançar um número cada vez maior de pessoas, principalmente aquelas que são clientes em potencial.

Pensando nisso, vale a pena saber como estão as expectativas relacionadas aos serviços de streaming no Brasil. Vamos lá!

Crescimento do streaming no Brasil?

Com o impulso proporcionado pela ampliação da rede de fibra ótica, a melhoria da internet de banda larga disponível no território brasileiro deu um salto. Entre outros efeitos, o cenário abriu caminho para o uso massivo de conteúdo via web ou aplicativos.

Nesse contexto, as empresas que oferecem streaming, rapidamente passaram a investir pesado no país. Para se ter uma ideia, atualmente o Brasil ocupa o segundo lugar no consumo dessa modalidade de serviço. O resultado foi constatado em um levantamento realizado com quase 30 mil pessoas em 18 países.

De acordo com os dados do estudo, mais de 64% dos brasileiros têm, ao menos, um serviço de streaming contratado. Dada a intensificação recente da disputa travada pelas empresas que investem no setor, a previsão é que o mercado permaneça aquecido nos próximos anos.

O raciocínio vale tanto para as plataformas de áudio como para aqueles que se concentram nos conteúdos audiovisuais. Se antes havia apenas Spotify e Netflix, respectivamente, a realidade já é outra há algum tempo em ambos os segmentos.

Como o serviço funciona?

A transmissão via streaming acontece nos formatos ao vivo (live) e sob demanda (on demand). O detalhe é que, no segundo caso, o fluxo do conteúdo é alocado em servidores e, portanto, pode ser acessado pelos assinantes a qualquer momento.

Em linhas gerais, o processo compreende as seguintes etapas:

  • codificação — responsável por deixar os dados em uma linguagem que possa ser interpretada por diferentes dispositivos e players;
  • fluxo de dados via internet — estágio em que o conteúdo passa pelos servidores;
  • distribuição — uma vez que o conteúdo esteja codificado, armazenado ou pronto para transmissão simultânea, ele chega aos dispositivos mediante comando do usuário.

Na UPX, o compromisso é com a entrega da melhor experiência possível relacionada ao streaming de áudio ou vídeo. Além de efetuar o serviço com memória de mídia, a UPX tem CDN (Content Delivery Network) própria, algo essencial para tornar o processo mais ágil, como deve ser. Toda essa tecnologia está ao alcance de diferentes organizações, que vão de escolas a canais de rádio.

Com a tendência do crescimento contínuo do interesse das pessoas pelos serviços de streaming, as empresas devem se preparar para aproveitar o momento favorável. Afinal, trata-se de uma ótima oportunidade de estreitar os laços e aprimorar o relacionamento com o público-alvo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!


Data de publicação:

09/02/2022

Compartilhar:

Confira também:

Ataques DDoS em troca de Bitcoin: fique de olho
Ataques DDoS

Ataques DDoS em troca de Bitcoin: fique de olho

Leia mais

A Internet 5G vem aí. Estamos preparados?
Redes

A Internet 5G vem aí. Estamos preparados?

Leia mais

Conheça os principais tipos de malware e como proteger sua empresa
Cibersegurança

Conheça os principais tipos de malware e como proteger sua empresa

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.