Blog
Saiba mais sobre BGP hijacking e vazamento de rotas

Saiba mais sobre BGP hijacking e vazamento de rotas


BGP hijack é um termo usado para se referir a uma situação em que um roteador na Internet recebe informações falsas de um provedor de serviços de Internet (ISP) e, como resultado, encaminha o tráfego da rede para o roteador mal-intencionado em vez do destino real.

Isso pode ser feito com o objetivo de roubar informações confidenciais ou interromper o acesso a determinados sites ou serviços. É importante lembrar que o BGP é um protocolo de roteamento utilizado na Internet para permitir que os provedores de serviços de Internet troquem informações sobre o tráfego de rede.

Como evitar vazamento de rotas

BGP hijack ou vazamento de rotas é um tipo de ataque cibernético que visa manipular o sistema de roteamento da internet, conhecido como Border Gateway Protocol (BGP).

No caso de um vazamento de rotas, um atacante pode falsificar informações de roteamento e enviá-las para os roteadores da internet, fazendo com que o tráfego de dados seja direcionado para um local diferente do destino original. Isso pode causar a perda de dados ou mesmo o roubo de informações confidenciais.

Existem algumas medidas paliativas para reduzir que eventuais falhas de segurança ou erros operacionais causem o hijack de blocos pertencentes a outros sistemas autônomos. Todos os sistemas autônomos têm autonomia para anunciarem prefixos na internet, por este motivo, esta é uma ação coletiva:

  1. Certifique-se de que o seu provedor de serviços de Internet tenha medidas de segurança eficazes em vigor para evitar que informações falsas sejam propagadas na rede.
  2. Utilize ferramentas de monitoramento de tráfego de rede para detectar possíveis tentativas de BGP hijack e tomar medidas imediatas para proteger a sua rede.
  3. Mantenha seus sistemas e aplicações atualizados com as últimas correções de segurança para evitar que sejam explorados por atacantes.
  4. Use criptografia forte para proteger as suas comunicações e evitar que os seus dados sejam lidos ou modificados por terceiros.
  5. Treine o seu pessoal de TI para reconhecer possíveis tentativas de BGP hijack e ensine-os a tomar medidas para proteger a rede da sua empresa.

Um vazamento de rotas pode ser difícil de detectar e pode causar sérios danos à confiabilidade e segurança da internet. É importante que as empresas e organizações que gerenciam redes de computadores tomem medidas como a adoção do RPKI para proteger contra esse tipo de ataque e monitorar o BGP de forma constante.

Importância de monitorar seu ASN

Monitorar seu ASN (Autonomous System Number) é importante por várias razões. Em primeiro lugar, isso pode ajudá-lo a identificar problemas de conectividade e de desempenho em sua rede. Além disso, monitorar seu ASN também pode ajudá-lo a garantir que sua rede esteja cumprindo com os padrões e políticas de rede relevantes. 

O monitoramento ASN pode trazer vários benefícios para uma empresa. Alguns desses benefícios incluem:

  1. Melhor visibilidade e gerenciamento da rede: o monitoramento de ASN permite que uma organização tenha uma visão mais clara e detalhada de sua rede e de como ela está sendo usada.
  2. Maior controle sobre a segurança da rede: o monitoramento de ASN permite que uma organização tenha maior controle sobre a segurança de sua rede, identificando potenciais vulnerabilidades e tomando medidas para corrigi-las antes que elas sejam exploradas por invasores.
  3. Melhor suporte ao cliente: o monitoramento de ASN pode ajudar a identificar e resolver rapidamente problemas de rede que possam afetar a experiência do cliente.

O BGP hijack pode ser usado para vários fins maliciosos, como roubo de dados confidenciais, interrupção de serviços online, ou mesmo para criar uma cadeia de confiança falsa para realizar ataques de phishing. É importante que as redes de computadores tomem medidas de segurança adequadas para proteger contra esse tipo de ataque.


Data de publicação:

04/10/2023

Compartilhar:

Confira também:

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos
Cibersegurança

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos

Leia mais

Qual é a importância de ser um Sistema Autônomo?
Redes

Qual é a importância de ser um Sistema Autônomo?

Leia mais

Esclareça as suas principais dúvidas sobre phishing
Cibersegurança

Esclareça as suas principais dúvidas sobre phishing

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.