Blog
Esclareça as suas principais dúvidas sobre phishing

Esclareça as suas principais dúvidas sobre phishing


A transformação digital que o mundo está passando traz consigo muitos benefícios, entre eles a facilidade de acesso à informação, compras online e comunicação em tempo real. No entanto, também traz consigo riscos que precisam ser levados em consideração, como o phishing

Este é um tipo de golpe que tem como objetivo obter informações sensíveis, como senhas, números de cartões de crédito e outros dados pessoais. Neste post, trazemos um guia completo sobre o phishing, com sua definição, modelos de ataque, etapas e métodos de prevenção. Confira!

O que é phishing?

Phishing é uma forma de fraude digital que tem como objetivo obter informações pessoais ou financeiras de uma pessoa de forma sorrateira. 

Os criminosos criam páginas falsas, com o objetivo de enganar o usuário e fazê-lo fornecer informações pessoais sensíveis, como nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito e outras informações financeiras. Esses dados são então usados ​​para cometer crimes, como roubo de identidade e fraude financeira.

É importante estar ciente dos diferentes tipos de phishing para se proteger deles. Veja abaixo alguns dos meios mais comuns utilizados pelos criminosos virtuais para executar esse modelo de ataque.

Phishing por e-mail

Este é o tipo mais comum de phishing, onde os criminosos enviam mensagens fraudulentas simulando mensagens importantes enviadas por empresas confiáveis, como bancos ou instituições financeiras. 

Nesses e-mails eles incluem links para páginas falsas que parecem ser legítimas, mas na verdade são criadas com o objetivo de coletar informações pessoais sensíveis.

Phishing por chat

Este tipo de phishing ocorre quando os criminosos usam chats ou aplicativos de mensagens instantâneas para tentar obter informações pessoais de uma pessoa. Essas mensagens podem incluir links para páginas falsas ou pedir para que a pessoa forneça informações pessoais diretamente na conversa.

Phishing por SMS

Este tipo de phishing tem o mecanismo bastante parecido com os anteriores, ou seja envolve o envio de mensagens de texto fraudulentas que parecem ser enviadas por empresas confiáveis. 

Phishing de clonagem

Envolve a criação de sites ou URLs que se parecem com sites legítimos e são utilizados para roubar informações pessoais e financeiras.

Phishing de voz

É um método que se aproveita das tecnologias de reconhecimento de voz para obter informações pessoais ou financeiras das vítimas, geralmente por telefone.

Vishing

Similar ao phishing de voz, faz o uso de chamadas telefônicas para obter informações pessoais ou financeiras das vítimas.

Spear Phishing

Ação de phishing que tem como alvo um grupo específico ou tipo de indivíduo, como administradores de sistema de uma empresa.

Whaling Phishing

É um tipo de phishing ainda mais direcionado a alvos específicos, normalmente executivos de alto escalão dentro de uma empresa.

Phishing de mecanismo de pesquisa

Também conhecido como envenenamento de SEO, é onde os atacantes trabalham para se tornar o principal hit em resultados nos mecanismos de pesquisa na internet, com objetivo de redirecionar os acessos via resultado de pesquisa para um site malicioso ao invés do site legítimo.

Quais são as etapas de um ataque phishing?

Phishing é uma forma de fraude digital que tem como objetivo obter informações pessoais ou financeiras de uma pessoa de forma sorrateira. 

Para se defender de ataques cibernéticos é necessário se antecipar, ou seja, entender as ferramentas e técnicas utilizadas pelo criminoso virtual. Neste tópico, detalhamos as principais etapas utilizadas para a estruturação de um ataque phishing. Confira!

Planejamento

Neste estágio, os criminosos definem o alvo e planejam como vão conduzir o ataque. Eles determinam quais informações desejam obter, escolhem a técnica que vão usar e criam um perfil fictício que vão usar para se comunicar com o alvo.

Preparação

Na segunda etapa, os criminosos criam o material fraudulento que será usado no ataque. Isso inclui páginas da web falsas, e-mails, mensagens de texto e outros meios de comunicação que pareçam ser enviados por uma empresa confiável.

Ataque

Nesta etapa, os criminosos entram em contato com o alvo e começam com o intuito de enganá-lo. Eles se passam por uma empresa confiável e pedem para que o alvo revele suas informações pessoais ou financeiras. É comum que eles usem técnicas de engenharia social para garantir que o alvo se sinta confiante em fornecer as informações.

Coleta de informações

Uma vez que o alvo fornece as informações solicitadas, os criminosos as armazenam e usam para fins ilegais, como compras fraudulentas, acesso a contas bancárias e outros.

Pós-ataque

Neste estágio, as vítimas descobrem que foram enganadas e precisam lidar com as consequências. Isso inclui cancelamento de cartões de crédito, mudança de senhas e, eventualmente, a resolução de questões financeiras ou legais.

Como se prevenir contra o phishing?

Phishing é uma forma de fraude digital que tem como objetivo obter informações pessoais ou financeiras de uma pessoa de forma sorrateira. 

Verifique a URL antes de clicar

Antes de clicar em um link, verifique a URL para garantir que ela corresponda ao site que você pensa que é. Se houver alguma diferença, mesmo que seja pequena, desconfie e, se for algo importante para você, busque alternativas para garantir a confiabilidade.

Mantenha seus softwares atualizados

Mantenha seus softwares — incluindo seu sistema operacional, seu navegador da web e seus programas de segurança — sempre atualizados. Isso ajuda a garantir que você esteja protegido contra as últimas ameaças de segurança.

Não forneça informações pessoais

Não forneça informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito ou outros detalhes financeiros, a não ser que você tenha certeza de que está lidando com uma empresa legítima.

Fique de olho nas novidades sobre a segurança digital

Mantenha-se informado sobre as últimas táticas de phishing, pois o conhecimento fornecerá dados para que você reconheça os sinais de um ataque. Algumas empresas oferecem treinamento para ajudar seus funcionários a se protegerem contra o phishing, verifique se há algum programa relacionado à segurança cibernética na sua.

Desconfie de mensagens suspeitas

Se você receber uma mensagem suspeita, mesmo que pareça vir de uma empresa confiável, não clique em nenhum link ou forneça informações pessoais. Em vez disso, verifique diretamente com a empresa para saber se a mensagem é legítima.

Entre no site oficial, busque os números de telefones fornecidos na página e pergunte a eles sobre a mensagem que você recebeu. Por mais que pareça burocrática, essa checagem fará toda a diferença para garantir a sua segurança.

Neste post, entendemos um pouco mais sobre o phishing, um ataque recorrente e que se baseia na utilização insegura de dispositivos, sites e aplicações. Lembre-se de que os criminosos estão constantemente trabalhando em busca de novas maneiras de realizar ataques de phishing. É importante estar sempre alerta e tomar medidas para proteger suas informações pessoais e financeiras.

Gostou do post? Então, ajuda a gente na divulgação, compartilhando com seus amigos nas redes sociais. Vamos juntos construir um ambiente digital mais seguro.


Data de publicação:

13/09/2023

Compartilhar:

Confira também:

Por trás da cortina: como funciona a nossa mitigação DDoS
Produtos UPX

Por trás da cortina: como funciona a nossa mitigação DDoS

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre rotas BGP e sua importância para Sistemas Autônomos
Cibersegurança

Tudo o que você precisa saber sobre rotas BGP e sua importância para Sistemas Autônomos

Leia mais

EVEO
Cases

EVEO

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.