Blog
Protocolo UDP na realização de ataques DDoS: como é usado?

Protocolo UDP na realização de ataques DDoS: como é usado?


Compreender como os ataques DDoS acontecem é o primeiro passo para pensar em alternativas de proteção para os sistemas da sua empresa. Por meio de ações criminosas como as dos ataques DDoS, os sistemas sofrem invasões virtuais e são sobrecarregados, a fim de ter suas páginas derrubadas ou dados e informações sequestrados.

Dentre os tipos de ataques DDoS existem as inundações UDP (User Datagram Protocol). É sobre o protocolo UDP que iremos tratar com maiores detalhes neste artigo. Confira!

O que é o protocolo UDP?

O Protocolo UDP tem a capacidade de transmitir informações de um ponto a outro na internet por meio de um protocolo mais simples nas camadas de transmissão. Esse protocolo envia as suas informações por meio de um datagrama encapsulado em um pacote IPv4 ou IPv6 e que deve ser entregue a um determinado destino. No entanto, não há garantia de que as informações transmitidas serão entregues da forma adequada ao seu servidor de destino, o que torna o UDP um protocolo não confiável e causa vulnerabilidade na rede.

Como o protocolo UDP é usado?

O protocolo UDP (User Datagram Protocol) é um dos mais utilizados na internet. Ele se diferencia do TCP (Transmission Control Protocol) no quesito segurança, pois não possui as camadas de proteção como o TCP. A falta dessas camadas de segurança fazem com que a informação seja tratada pela aplicação que irá validar a informação. 

A maioria das aplicações que utilizam UDP são aplicações que não precisam garantir que todos os pacotes que são enviados pelos servidores cheguem ao destino. Um exemplo são os servidores de stream, se um pacote de dados se perder no caminho, é melhor apresentar uma falha no fluxo da imagem do que parar toda a transmissão esperando o pacote perdido ser transmitido.

Essa característica do UDP de ter menos camadas de controle é utilizada para geração de ataques DDoS.

O que é um ataque DDoS UDP?

A inundação UDP ou UDP Flood é uma forma de ataque DDoS que sobrecarrega um determinado servidor com uma grande quantidade de pacotes do Protocolo de Datagrama do Usuário.

Basicamente o ofensor envia uma requisição para um determinado servidor que tenha um serviço que utiliza UDP se passando pela vítima. Como o UDP não utiliza nenhuma verificação de origem, fica por conta da aplicação definir o que vai transmitir. Como as aplicações que utilizam UDP fazem isso para acelerar o processo, geralmente elas respondem o pedido para o IP que solicitou. Dependendo do tipo de serviço que foi utilizado, uma pequena requisição feita pelo ofensor irá gerar uma resposta que pode ser muito maior do que a requisição original que será enviada à vítima.

Se essas requisições forem feitas a vários servidores ao mesmo tempo, essas respostas que serão amplificadas pelos servidores chegarão à vítima sobrecarregando a rede e os equipamentos.

Como se proteger desse tipo de ataque

A verdade é que não há como proteger a sua empresa se você não investir em segurança da informação. É preciso fazer um diagnóstico do seu negócio e criar um plano de ação para fortalecer essa frente. Não é somente uma solução que vai resolver, mas um conjunto de boas práticas que, juntas, criam uma fortaleza para que a operação da sua empresa aconteça em alta performance.

Anti-DDoS: a sua empresa precisa dessa solução

Dentre as ações essenciais que devem fazer parte do seu pacote de combate a esses ataques é indispensável contar com a solução anti-DDoS. Esse recurso faz uma inspeção e análise de tráfego individual. Isso traz mais precisão no diagnóstico e na identificação de ataques maliciosos, quando comparado com o modelo que considera a amostragem.

Por meio de algoritmos inteligentes, é possível identificar os ataques. A inspeção é feita após a duplicação do tráfego e avalia cada pacote. Assim, o tráfego malicioso, ou seja, feito pelos hackers é eliminado do fluxo de informação. Somente os IPs legítimos são enviados aos switches e roteadores do cliente.

A UPX é uma empresa que se preocupa com a segurança da infraestrutura de rede de seus clientes e, por isso, desenvolve os melhores sistemas de proteção contra ataques DDoS. Nós utilizamos as nossas soluções para mitigar os riscos de ataques de DDoS UDP e apresentamos as tecnologias de ponta para a segurança de dados e informações dos nossos clientes.

 

Gostou deste conteúdo? Coloque o seu comentário aqui e nos deixe saber se você já conhecia esse tipo de ataque DDoS.

 

 

 


Data de publicação:

25/11/2022

Compartilhar:

Confira também:

VLAN, VPN, Cross Connect: qual a mais indicada para a mitigação?
Redes

VLAN, VPN, Cross Connect: qual a mais indicada para a mitigação?

Leia mais

Por que você precisa de um FWaaS?
Cibersegurança

Por que você precisa de um FWaaS?

Leia mais

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT
Redes

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.