Blog
Por que tantos usuários caem em golpes de phishing?

Por que tantos usuários caem em golpes de phishing?


Ataques cibernéticos, como os golpes de phishing, têm evoluído ao longo dos anos e se tornado cada vez mais sofisticados. Phishing é um tipo de fraude na internet que visa roubar informações pessoais, como senhas e dados financeiros, a partir de um e-mail ou mensagem falsa que parece ser enviada por uma empresa confiável. 

É importante compreender o porquê de tantas pessoas caírem em phishing para que possamos prevenir futuros ataques. Para isso, é preciso trabalhar a conscientização sobre esse tipo de ameaça para que as pessoas possam tomar medidas para se proteger.

Neste artigo, vamos entender por que tantas pessoas ainda caem em golpes de phishing, apresentando três motivos que contribuem para esse problema. Além disso, vamos apresentar dicas para se proteger dessa ameaça. Confira!

Por que as pessoas ainda caem em ataques phishing?

Neste tópico, vamos abordar os 3 principais motivos que ainda levam esse modelo de ataque a prosperar e trazer prejuízos para as vítimas. Acompanhe!

Sofisticação dos ataques

Em primeiro lugar, os golpes de phishing estão se tornando cada vez mais sofisticados. Os criminosos cibernéticos estão investindo em tecnologias avançadas para tornar suas mensagens mais convincentes e parecidas com as enviadas pelas empresas verdadeiras. Além disso, eles estão usando técnicas de marketing persuasivo, como promoções imperdíveis, para pegar as pessoas desprevenidas.

Falta de conscientização

Outro fator que contribui para a vulnerabilidade dos usuários é a falta de conscientização. Muitas pessoas não estão cientes dos perigos da internet e não sabem como identificar um golpe de phishing. 

É importante que as empresas invistam em campanhas de conscientização e treinamento para que os usuários possam reconhecer as ameaças e tomar medidas de proteção.

Uso de dispositivos e software obsoletos

Além disso, as ferramentas de proteção obsoletas também são um problema. Muitas pessoas usam softwares antivírus desatualizados que não conseguem detectar novos tipos de ameaças. 

É fundamental que os usuários mantenham seus softwares atualizados e invistam em soluções de segurança mais avançadas para proteger seus dispositivos e informações.

Quais são as melhores estratégias para se proteger?

Os ataques phishing buscam vulnerabilidades na forma como as pessoas lidam com as mensagens que recebem durante o seu dia a dia, seja via e-mail, chats, redes sociais, SMS, entre outros. 

Na correria do dia a dia, nem sempre temos tempo ou paciência para tomar as medidas de segurança, que incluem:

  • Ser cauteloso ao clicar em links — verifique se o endereço de e-mail e o link são legítimos antes de clicar;
  • Não fornecer informações pessoais ou financeiras por e-mail — empresas confiáveis ​​nunca pedirão esse tipo de informaçãp por e-mail;
  • Aprender a reconhecer mensagens phishing — observe erros de digitação, a falta de personalização e outros sinais de mensagens fraudulentas.
  • Manter-se atualizado sobre as técnicas de phishing mais recentes, aprendendo a reconhecê-las.

Como vimos neste post, a combinação de técnicas avançadas usadas nos golpes de phishing, aliadas à falta de conscientização e o uso de ferramentas obsoletas de proteção contribuem para que tantas pessoas caiam nesse tipo de golpe. No entanto, existem medidas simples e eficazes que podem ser tomadas para evitar ser vítima de um ataque phishing.

Gostou do nosso artigo? Diga para a gente nos comentários as suas impressões sobre o phishing e o porquê de ainda ser um ataque recorrente.


Data de publicação:

27/09/2023

Compartilhar:

Confira também:

EDR vs XDR: saiba as diferenças entre cada solução
Cibersegurança

EDR vs XDR: saiba as diferenças entre cada solução

Leia mais

Minimize os impactos de um ataque DDoS de maneira emergencial
eBooks

Minimize os impactos de um ataque DDoS de maneira emergencial

Leia mais

Entenda mais sobre a LGPD
Cibersegurança

Entenda mais sobre a LGPD

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.