Blog
Mitigação DDoS da UPX: por que devemos ativá-lo juntos?

Mitigação DDoS da UPX: por que devemos ativá-lo juntos?


A mitigação  de ataque DDoS da UPX detecta os ataques através de algoritmos inteligentes. Esse processo acontece de forma automática, após o set up do serviço, que é realizado baseado em filtros que mitigam os ataques conforme o perfil de trânsito de cada AS ou rede.

Para que seja possível estudar o perfil do tráfego e aplicar os filtros de bloqueio dos ataques DDoS, é preciso que o cliente anuncie os prefixos a serem mitigados para a UPX, para que o tráfego comece a ser anunciado para o mundo via nossa infraestrutura, seja duplicado e passe a ser inspecionado pacote a pacote.

Neste artigo, vamos explicar porque é tão importante que a ativação do serviço de mitigação seja feita de forma conjunta, entre o cliente e a UPX. Com a ajuda de Leandro Camargo, Gerente de Operações e Redes da empresa, veja como funciona esse processo. Vamos lá?

Como funciona a solução de mitigação de ataque DDoS da UPX?

Quando o DDoS Defense da UPX é ativado, o tráfego é duplicado e inspecionado pacote a pacote, e não por amostra. Assim que um ataque é detectado ele é bloqueado em até 5 segundos, ou seja, o tráfego malicioso é descartado e somente o legítimo passa a ser enviado para a rede do cliente.

Leandro destaca uma informação importante. “A solução roda dentro da infraestrutura da UPX. Ou seja, nada precisa ser instalado nos servidores ou aplicações do cliente. O DDoS Defense funciona como uma barreira que impede que os ataques cheguem até a rede dele”.

O único pré-requisito é que o cliente e a UPX estejam conectados, seja no mesmo PoP (Point of Presence) ou por meio de uma VPN.

O serviço e o suporte da UPX

O DDoS Defense não se limita apenas à solução tecnológica, mas também ao suporte que prestamos para nossos clientes. O troubleshooting (resolução de problemas) da UPX é objetivo e eficiente, para resolver o mais rápido possível qualquer problema que esteja acontecendo. “Nosso troubleshooting nada mais é do que levantarmos informações juntamente com o cliente, para verificar o que está acontecendo e assim resolver o problema”, explica Leandro.

O que você deve fazer para aproveitar ao máximo a solução DDoS Defense?

Quanto antes possível as informações sobre o perfil do tráfego forem passadas para a equipe de suporte da UPX, mais rápida será a ativação do DDoS Defense para que os ataques comecem a ser mitigados. Por isso, é muito importante que a relação cliente/UPX seja próxima e haja constante troca de informações.

“Não é porque nada é instalado do lado do cliente, que ele não pode contribuir para melhores resultados”, enfatiza Leandro. “Assim nós podemos ter uma assertividade maior, uma resolução mais rápida dos possíveis problemas e efeitos colaterais. O serviço de mitigação é um serviço muito delicado, que precisa de acompanhamento de perto, tanto do cliente, quanto da UPX”, completa.

Essa é uma das dicas mais importantes que podemos dar sobre a busca por um serviço de mitigação de DDoS: é recomendável contratar uma solução de mitigação antes de ser atacado, pois é muito mais caro e trabalhoso remediar as consequências de ataques DDoS do que investir em prevenção.

Por que é tão importante se precaver de ataques DDoS?

Os ataques de negação de serviço são talvez os mais comuns a afetarem aplicações e serviços online por exigirem poucos recursos de criminosos e pessoas mal intencionadas.

Afinal, é um ataque de “força”: não exige engenharia social, invasão ou inclusão de código malicioso em equipamentos. Sendo assim, será que é possível se preparar para não sofrer com as consequências?

Essa preocupação prévia não só é possível como é muito importante. A indisponibilidade de rede pode gerar prejuízos irreversíveis: a insatisfação de clientes pode levá-los a ir pra concorrência e prejudicar a reputação da marca afetado a atração de novos clientes.

Quando é a melhor hora para contratar um serviço de mitigação de  ataque DDoS?

Por todos os pontos que levantamos anteriormente, o ideal, é nunca esperar um ataque para investir em proteção. Isso permite uma implantação mais bem planejada e assertiva da solução, dando tempo para que a empresa se adeque e consolide o serviço de mitigação que está contratando.

Essa, no entanto, não é a realidade no Brasil. Leandro aponta que “na maioria dos casos, o contato acontece quando a empresa já sofreu 10, 20 ataques e toda a rede já está comprometida”.

Agora que você já sabe os riscos e prejuízos causados por ataques DDoS e a importância de ativar o serviço em conjunto, entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa solução!


Data de publicação:

11/01/2021

Compartilhar:

Confira também:

Os 5 maiores ataques DDoS já registrados
Ataques DDoS

Os 5 maiores ataques DDoS já registrados

Leia mais

Qual a importância do SVA para o seu ISP? Entenda aqui
Geral

Qual a importância do SVA para o seu ISP? Entenda aqui

Leia mais

Entenda o que é engenharia social e como se proteger
Cibersegurança

Entenda o que é engenharia social e como se proteger

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.