Blog
Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor

Gerenciamento de processos: como aplicar em seu provedor


O gerenciamento de processos é essencial para provedores de internet e de serviços de telecom que necessitam atuar com exclusividade e se manter em expansão no mercado.

Organizar os processos de gestão de uma empresa de telecom é fundamental para uma prestação de serviços organizada e com resultados otimizados. Isso nem sempre é uma tarefa fácil, pois é preciso acompanhar as inovações da tecnologia e implantar ferramentas capazes de fornecer dados importantes para tomadas de decisões consistentes e inovadoras.

Com o gerenciamento de processos as empresas podem mapear, analisar e aprimorar seus serviços de distribuição de banda larga com conexões via cabo, por fibra, rádio ou satélite. Além disso, em serviços de telecom, o registro de informações importantes é feito em um sistema que coleta dados e oferece indicadores essenciais para uma gestão de maior excelência. A seguir, você vai saber como implantar esse sistema no seu negócio. Continue sua leitura para conferir!

O que é o gerenciamento de processos

O gerenciamento de processos é uma metodologia aplicada para organizar e aprimorar as atividades de uma empresa. Com a integração de softwares de gestão é possível promover um melhor desempenho do fluxo de atividades da sua equipe. Os sistemas automatizados contribuem de diversas formas para uma rotina de trabalho com um bom desempenho e menores chances de falhas humanas, além de permitir um atendimento ao cliente completo e humanizado por meio de uma tecnologia inovadora.

Na gestão dos processos as etapas e o desempenho das operações são mapeados e analisados, gerando um diagnóstico de melhorias necessárias para a adequação de sistemas, processos e operações. Isso significa que, para fazer o gerenciamento de processos de forma mais efetiva é preciso compreender as atividades do negócio, não somente por departamentos, mas como um todo, que se relacionam entre si.

Para entender melhor vamos utilizar, por exemplo, os processos de atendimento. Com o avanço da tecnologia é essencial que o sistema de atendimento acompanhe as inovações do mercado. A empresa que presta este tipo de serviço precisa ter agilidade no fechamento de negócios, acompanhar o funcionamento da tecnologia de comunicação da empresa, ter capacidade para tomar decisões rápidas e inteligentes de forma automatizada e com baixos custos.

Importância do gerenciamento de processos

Um gerenciamento de processos permite o mapeamento das operações do negócio e o acompanhamento de todos os recursos utilizados, evitando desperdícios e gargalos na produção. Assim, favorece na redução de gastos e direciona o ativo da empresa para ações que realmente sejam interessantes para o desempenho e crescimento do negócio.

Além disso, ter uma gestão de processos facilita aos colaboradores compreender melhor a sua função e saber de que forma agir e a quem se reportar em caso de problemas nas operações. A equipe passa a executar suas funções de forma organizada, gerando melhores resultados com maior autonomia e alcançando os objetivos traçados.

Outro benefício observado sobre o gerenciamento de processos e que faz com ele seja realmente importante para o negócio, é a capacidade de padronizar as operações aumentando o desempenho e a qualidade de atendimento da sua equipe. Os processos alinhados e bem definidos refletem na satisfação do cliente, que possui uma expectativa sobre o serviço prestado e recebe um atendimento qualificado e sem complicações.

Como o Service Desk ajuda seu provedor a crescer

O Service Desk é uma solução oferecida pela empresa TOPdesk. Como referência no segmento, apresenta soluções que economizam o tempo da sua equipe e permite que executem outras tarefas ou demandas pendentes e que precisam ser cumpridas. Além disso, o software se destaca pela capacidade de gerar melhores resultados. Com ele é possível:

  • gerenciar os serviços prestados pela empresa;
  • mapear os processos e etapas de atendimento;
  • nivelar o conhecimento dos analistas que resolvem solicitações;
  • estabelecer SLAs claros, que atendam as necessidades dos solicitantes;
  • mensurar a satisfação do cliente;
  • monitorar resultados para a definição de melhorias;
  • reduzir custos na operação.

É uma ferramenta que centraliza operações, possui um histórico de atividades, torna as execução de tarefas mais ágeis e permite um atendimento ao cliente completo e acessível. A seguir, saiba como implementar esse sistema no seu negócio para obter resultados satisfatórios.

Como implementar a gestão de processos na empresa

O primeiro passo para organizar os processos da sua empresa é investir no Service Desk como uma ferramenta de crescimento para o seu negócio. Com esse sistema, você terá à sua disposição todas as funcionalidades necessárias para mapear, organizar e executar as operações da sua empresa. Agora, como implementar a gestão de processos na prática?

Os passos para implantar uma gestão de processos efetiva são:

  • trabalhar a maturidade de gestão e conhecimento sobre o negócio;
  • estabelecer regras e diretrizes responsáveis pelo bom desempenho da sua equipe;
  • fazer um mapeamento dos processos empresariais;
  • observar os pontos fortes e fracos para o aprimoramento dos processos;
  • adequar a empresa às mudanças necessárias;
  • monitorar os resultados e fazer ajustes continuamente conforme as demandas e exigências do mercado.

Após a implantação do sistema e o acompanhamento de todos os processos por um determinado período de tempo é possível começar a mensurar os resultados obtidos, desenvolver e aplicar as melhorias. O monitoramento das atividades deve ser feito de forma constante pelos gestores da empresa. Isso significa que, dependendo das informações obtidas durante a execução dos processos, o gestor pode perceber e adequar os planos de ações para que os resultados finais sejam melhores do que o planejado inicialmente.

Um sistema responsável pela organização dos processos empresariais, além de gerar melhores resultados para o negócio, permite que os gestores conheçam a empresa mais profundamente e identifiquem as faltas e necessidades de ajustes em cada demanda de trabalho. Com uma ferramenta automatizada esses processos acontecem de forma otimizada, com monitoramento de forma remota e em tempo real.

Para receber mais informações sobre sistemas inovadores e capazes de agilizar as atividades do seu negócio, assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades em tecnologia que preparamos para você.


Data de publicação:

15/06/2022

Compartilhar:

Confira também:

BCP 38, Anti Spoofing e Flowspec: como não ser vetor de ataques DDoS
Ataques DDoS

BCP 38, Anti Spoofing e Flowspec: como não ser vetor de ataques DDoS

Leia mais

Amplificação de DNS: o que é e como se proteger?
Ataques DDoS

Amplificação de DNS: o que é e como se proteger?

Leia mais

Redes neutras: o que são e suas vantagens
Redes

Redes neutras: o que são e suas vantagens

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.