Blog
Machine Learning: o que é e como pode ser aplicado

Machine Learning: o que é e como pode ser aplicado


O Machine Learning, também conhecido como Aprendizado de Máquina, é uma das principais tendências tecnológicas utilizadas nas mais variadas áreas do mercado atualmente.

Com a capacidade de impulsionar as tarefas que envolvem análise de dados, além de permitir uma automação mais aprimorada dos processos, essa ferramenta se destaca cada vez mais na sociedade.

Tem interesse em saber mais do que se trata essa tecnologia e onde o Machine Learning pode ser aplicado? Então, acompanhe este post e tire as suas dúvidas!

O que é Machine Learning?

Imagine como o seu dia a dia poderia ser mais prático se diversas decisões, sejam elas simples ou complexas, pudessem ser tomadas por um programa confiável? Essa é a proposta do Machine Learning.

Por meio da aprendizagem de padrões, a ferramenta faz uma análise de dados precisa, que permite uma tomada de decisões mais assertiva, com menos intervenção humana nos processos.

Com essa descrição, você deve ter se lembrado facilmente da Inteligência Artificial, não é mesmo? O Machine Learning utiliza IA em suas tarefas, atuando como uma vertente dela, porém, é ainda mais focado no aprendizado por meio de dados.

Quais as suas aplicações?

Devido à praticidade oferecida pelo Machine Learning, a tecnologia tem sido aplicada em diversas esferas da sociedade. Um dos principais objetivos na busca por essa ferramenta é a automatização e a otimização de processos, aumentando a produtividade nas atividades comerciais, corporativas ou industriais.

A seguir, confira alguns exemplos de onde encontrar o Machine Learning!

Análise de crédito

Já notou que as empresas têm acelerado cada vez mais o processo de análise de crédito dos clientes? Não é à toa que fintechs têm surgido com mais intensidade, apresentando mais opções de crédito e facilidades ao público.

Processamento de linguagem natural

Outro exemplo muito comum da presença do Machine Learning no dia a dia é o processamento da linguagem natural. Provavelmente, você já deve ter utilizado um serviço de atendimento virtual sem se dar conta de que estava conversando com uma máquina.

Essa é uma área da computação que busca treinar programas para utilizar palavras e expressões mais comuns no dialeto humano, fazendo com que soem mais naturais e humanizados.

Previsão de rotas

Mais uma vez, é possível que você tenha utilizado sistemas com Machine Learning na rotina, ainda que não tenha percebido. Por exemplo, já procurou o caminho mais rápido para um lugar utilizando um aplicativo?

A previsão de rotas e a indicação de caminhos mais seguros têm se tornado ainda mais precisas no dia a dia, com o auxílio do desenvolvimento tecnológico. Isso proporciona às pessoas mais segurança e praticidade para se locomover pelas rodovias e ruas.

Quais os benefícios de usar Machine Learning na cibersegurança?

Outra aplicação clássica é na cibersegurança. Por meio do reconhecimento de padrões, a ferramenta permite identificar comportamentos atípicos e detectar fraudes ou ameaças com mais facilidade.

Além disso, essa tecnologia tem a capacidade de prever erros e identificar vulnerabilidades ao analisar tendências, sendo possível agir de maneira preditiva ou corretiva. Desse modo, ao usar Machine Learning na cibersegurança, é possível garantir a proteção dos dados e de demais conteúdos valiosos.

Como visto, os avanços tecnológicos, promovidos pela transformação digital, possibilitaram a criação de diversas ferramentas que permitem uma maior otimização, automatização e segurança de inúmeros processos. O Machine Learning é um exemplo de sucesso desses recursos e tem sido cada vez mais procurado entre os negócios.

Este post foi útil para você? Então, veja mais conteúdos do blog. Assine a newsletter da UPX e acompanhe as novidades!


Data de publicação:

10/12/2021

Compartilhar:

Confira também:

Mitigação DDoS: mantenha sua rede operando durante um ataque
Ataques DDoS

Mitigação DDoS: mantenha sua rede operando durante um ataque

Leia mais

A Deep Web: abaixo da ponta do Iceberg
Cibersegurança

A Deep Web: abaixo da ponta do Iceberg

Leia mais

Diferenças, vantagens e desvantagens entre VPN e MPLS
Redes

Diferenças, vantagens e desvantagens entre VPN e MPLS

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.