Blog
Saiba como bloquear um ataque DDoS e qual método mais eficiente

Saiba como bloquear um ataque DDoS e qual método mais eficiente


Você sabe como funciona um ataque de negação de serviço? Entender a dinâmica desse tipo de ameaça é crucial para ter boas políticas de proteção. Afinal, isso facilitará a adoção de estratégias robustas e capazes de interpelar os pontos certos. Se você quer saber mais detalhes sobre sobre o funcionamento e o melhor método para bloquear ataque DDoS, continue a leitura deste post!

O que é um ataque DDoS?

O ataque DDoS (Distributed Denial of Service — numa tradução livre, Negação de Serviço Distribuída) é um tipo de ameaça que tem o objetivo de inviabilizar o acesso a sistemas web, sites, serviços online e infraestruturas de rede. Sua principal característica é o envio de um grande número de requisições para um único servidor em um curto espaço de tempo, ocasionando o congestionamento que dificulta ou interrompe o acesso.

Ataques DDoS podem utilizar-se de diferentes estratégias para se tornarem viáveis. As mais comuns são as seguintes:

  • uso de redes de dispositivos infectados (como aparelhos IoT, roteadores e computadores comuns), que são acionados para enviar múltiplos pacotes de dados continuamente para um único servidor (as chamadas botnets);
  • invasão de equipamentos de rede e a modificação das suas configurações para que o seu tráfego seja direcionado para um único servidor.

Por que a empresa deve se proteger desse tipo de ataque?

Os ataques DDoS podem causar grandes prejuízos para o seu negócio. Com certeza, um dos mais preocupantes é a impossibilidade de prestar os serviços contratados pelos clientes. Sem uma infraestrutura funcional, a empresa perde contratos e deixa de lucrar.

A imagem da empresa também sai enfraquecida. Afinal de contas, marcas que oferecem uma experiência positiva ganham mais confiança do consumidor. E conseguem se posicionar à frente da concorrência e fidelizar clientes com muito mais facilidade.

No caso do Brasil, a atenção voltada para ataques DDoS deve ser redobrada, uma vez que os números desse tipo de ataque não param de crescer. Segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), 2019 foi o ano com o maior número de registros de ataques DDoS. Em 2019, 301.308 notificações foram registradas, um aumento de 90% em relação ao ano anterior.

Como bloquear um ataque DDoS?

Estratégias para mitigar e evitar esse tipo de ameaça vão além da simples compreensão de como funciona um ataque DDoS. A empresa deve estar preparada e as equipes devem estar treinadas para aplicar as medidas quando necessário.

Confira como adotar medidas paliativas e preventivas para evitar que um ataque DDoS prejudique o seu negócio.

Aplicar blackhole

O blackhole routing é uma estratégia que reduz o impacto de ataques DDoS. Ela consiste no redirecionamento das requisições para um endereço de IP inválido. Essa medida mantém o IP que é o alvo dos pacotes maliciosos indisponível. Nesse caso, não há diferenciação entre as solicitações de acesso legítimas e maliciosas.

A aplicação de blackhole tem como principal ponto fraco o fato de não solucionar o problema diretamente. Afinal, ela impede o acesso de IPs legítimos e maliciosos ao mesmo tempo. Por isso, não é a melhor solução, deve ser usada apenas na emergência, em um curto período de tempo para evitar que outros IPs sejam afetados pelos ataques.

Desativar ou modificar as configurações dos protocolos de rede

Para garantir que a redução dos impactos do ataque DDoS seja mais efetiva, alguns protocolos de rede podem ser desativados ou reconfigurados. Os principais estão relacionados ao gerenciamento do roteamento dos pacotes. Feito de modo correto, a empresa consegue reduzir o impacto do ataque e permitir que apenas os pacotes legítimos sejam aceitos.

O gestor de TI deve ter em mente que é preciso focar na origem do ataque e bloquear principalmente os IPs maliciosos. Infraestruturas acessadas principalmente por IPs nacionais, por exemplo, se beneficiam desse tipo de abordagem quando os ataques são de IPs de outros países. Afinal, o prejuízo causado pelo bloqueio de IPs estrangeiros será baixo.

Adotar uma solução anti DDoS eficiente

Embora existam algumas soluções paliativas, como as que indicamos acima. Elas não são a melhor opção, diminuem os impactos de um ataque no curto prazo, mas não resolvem a causa raiz do problema. Na maioria das vezes elas são ineficientes dependendo da topologia da rede do Sistema Autônomo.

As soluções especializadas na mitigação de ataques são as melhores alternativas que a sua empresa pode adotar para bloquear um ataque DDoS. Elas realizam a verificação contínua da infraestrutura de rede do negócio. Desse modo, as ameaças podem ser bloqueadas rapidamente. E a rede se mantém disponível mesmo durante o ataque.

No caso da UPX, esse trabalho acontece a partir da inspeção do tráfego que entra e sai da infraestrutura levando em consideração o perfil de cada rede. Com o apoio de algoritmos inteligentes, pacotes de dados maliciosos são identificados e bloqueados.

Suporte especializado e próximo

A proteção também depende de uma equipe capacitada, que saiba implementar a mitigação da melhor forma e seja capaz de aplicar as medidas necessárias diante de uma ameaça.

Quando se tem uma equipe especializada e próxima ao cliente, o troubleshooting é eficiente, focado em solucionar os problemas o mais rápido possível para garantir a disponibilidade da rede ou os menores impactos.

Ameaças de segurança são uma preocupação constante de empresas que lidam com a tecnologia no seu dia a dia. Ter uma infraestrutura de rede bem dimensionada e confiável garante a todos a habilidade de entregar os resultados esperados; ao mesmo tempo, reduz o número de oportunidades comerciais que a empresa perde por problemas evitáveis.

Nesse cenário, proteger-se de ataques como o DDoS é fundamental. Afinal de contas, ele tem um impacto direto na disponibilidade de serviços de rede da empresa. Ou seja, o DDoS pode impedir o negócio de fazer vendas, ter clientes satisfeitos e manter-se funcional.

A proteção a esse tipo de ameaça passa, primeiro, pela compreensão de como funciona o ataque DDoS. Além disso, contar com especialistas em cibersegurança vai fazer toda a diferença. A UPX, por exemplo, é referência nesse mercado, com uma solução anti DDoS eficiente e um suporte técnico próximo ao cliente.

A solução da UPX evita interrupções de conexão durante ataques DDoS, garante uma mitigação personalizada e rotas mais otimizadas, com o uso de trânsito nacional e internacional.

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades futuras!


Data de publicação:

15/12/2021

Compartilhar:

Confira também:

Formbook no ranking mundial de malwares
Cibersegurança

Formbook no ranking mundial de malwares

Leia mais

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT
Redes

Qual é a vantagem de se conectar a um IX ou PTT

Leia mais

Por que cibercriminosos enviam malwares?
Cibersegurança

Por que cibercriminosos enviam malwares?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.