Blog
Anti-DDoS e Anti-Malware: tenha a melhor proteção em sua rede

Anti-DDoS e Anti-Malware: tenha a melhor proteção em sua rede


A segurança de rede é uma preocupação constante na vida dos internautas, principalmente para aqueles que executam diariamente atividades com alto fluxo de dados e informações. Você, em algum momento, já deve ter ouvido falar em ataques de redes, e um dos tipos mais conhecido é o DDoS, que significa ataque de negação de serviços distribuídos. Quando acontece um ataque, são enviadas para essas redes uma quantidade muito grande de solicitações com o propósito de impedir o funcionamento contínuo de envio e transmissão de dados. Para evitar que esses ataques aconteçam e prejudiquem sua infraestrutura de rede, a UPX desenvolveu a proteção anti-DDoS mais eficiente do mercado que agora conta também com uma solução anti-malware, totalmente integrada com a solução anti-DDoS.

Vamos saber mais sobre essa solução? Então, continue sua leitura e confira!

Ataques DDoS

Um ataque DDoS acontece quando é enviado uma grande quantidade de tráfego ilegítimo, sobrecarregando os recursos disponíveis e derrubando os serviços conectados, como, aplicações, servidores, dispositivos on-line e a própria rede.

Esses ataques acontecem por meio de falhas em sistemas existentes e também por softwares desenvolvidos especificamente para provocar danos em computadores ou nas redes, por meio de uma sobrecarga de informações que impedem o funcionamento legítimo de um sistema. Os sistemas responsáveis por estes ataques podem afetar prejudicialmente computadores, dispositivos móveis ou sistemas de redes inteiros.

Ataques DDoS históricos

Ataque à empresa GitHub: em 2018 a plataforma de desenvolvedores GitHub sofreu ataques DDoS, que fez com que um sistema de cache de banco de dados acelerasse sites e redes por meio de um comando do Mencached. O ataque teve duração de 20 minutos até que a causa foi identificada pelo rastreio de ASNs, sistemas autônomos.

Ataque à empresa Amazon Web Service: esse ataque aconteceu em 2020 e foi nomeado de CLDAP, Protocolo de acesso a diretório leve sem conexão. Ele tem a capacidade de aumentar entre 50 a 70 vezes mais o volume de dados e informações e foi um ataque que teve a duração de 3 dias.

Ataque DDoS à Ucrânia: recentemente, em maio de 2022, os ataques identificados por data wiper, tiveram como alvo os sites governamentais do país. Este tipo de ataque limpa os dados do computador e apaga informações importantes do sistema.

Ataques malware

O malware, por se tratar de um software malicioso, pode ser programado e distribuído como um aplicativo espião, como spywares que são aplicações para o roubo de dados e para o monitoramento da rede ou mesmo como a ransomwares, que invadem seus dados do sistema, fazem a criptografia de seus arquivos e somente liberam o acesso após o pagamento de determinada quantia.

Existem diferentes tipos de malware: adwares, worms, botnets, trojans e os ransomwares, mencionado anteriormente. A seguir, vamos falar sobre cada um deles, confira!

  • Adwares: são os tipos de malware que se instalam com o objetivo de gerar um fluxo intenso de anúncios publicitários. Não oferecem riscos aos sistemas, mas tornam as operações na internet mais lentas.
  • Worms: este tipo de malware gera prejuízos quando instalados em softwares e hardwares. Se propaga com grande facilidade e tem o propósito de causar danos, geralmente, em sistemas empresariais e de órgãos públicos.
  • Trojans: são disponibilizados na rede com aparência de arquivos e programas úteis e quando instalado pode propagar algum tipo de malware para o sistema.
  • Ransomwares: é um malware que realiza a captura de dados importantes exigindo resgate para a liberação de acessos dessas informações.

Ataques ransomware históricos mais recentes

Ataques à empresa de game Capcom: O ataque aconteceu diretamente nas redes internas da empresa e teve um grande número de dados e informações comprometidas. Este tipo de ataque sequestra os dados criptografados da empresa liberando somente mediante o pagamento de determinada quantia.

Ataque Ryuk à EMCOR Group e à Epiq Global: estes ataques aconteceram em 2020 e é propagado por meio de e-mails maliciosos contendo links e anexos de alto risco para as redes. É utilizado para pedir resgates e, no caso Ryuk, o valor cobrado das empresas foi de USD 300.000 e gerou um prejuízo financeiro imenso para a empresa vítima do ataque.

Ataque à empresas dos EUA e Canadá: Este tipo de ataque aconteceu pelo ransomware SamSam em 2018. Ele atingiu mais de 200 organizações nos EUA e Canadá e gerou um prejuízo de aproximadamente USD 30 milhões. O ransomware SamSam se propaga pela vulnerabilidade de sistemas manipulados por hackers em um RDP (Remote Desktop Protocol) e FTP (File Transfer Protocol).

Como foi possível acompanhar até aqui, os ataques cibernéticos podem acontecer de diversas formas, e a melhor alternativa para que isto seja evitado é com a aplicação de ferramentas capazes de proteger os sistemas de redes e os recursos tecnológicos que podem ser invadidos em um ataque.

Proteja a sua rede 

Os ataques de redes podem acontecer de várias maneiras e a UPX oferece uma solução única e completa com anti-DDoS e anti-malware para a proteção da sua infraestrutura. Isso gera maior autonomia para o gestor de rede, pois a UPX fornece todo o monitoramento e suporte necessário por meio de uma plataforma automatizada e segura. Esse sistema de proteção é o mais completo e avançado do mercado e se destaca por:

  • Proteger contra ataques DDoS;
  • Proteger contra malwares, incluindo ransomware;
  • Permitir o acompanhamento e análise de dados;
  • Monitoramento de rotas BGP;
  • Web Application Firewall.

Cada sistema possui uma infraestrutura de rede, algumas mais complexas do que outras e é por este motivo que a solução da UPX promove um estudo da rede para definir a melhor estratégia de proteção anti-DDoS e anti-malware.

Se sua empresa está precisando investir em uma solução com processos dinâmicos e eficientes, entre em contato com nossos especialistas e mantenha a sua infraestrutura de rede protegida. Este investimento é a segurança que falta para os dados, processos e atuação da sua empresa no ambiente online.

 


Data de publicação:

22/06/2022

Compartilhar:

Confira também:

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud
Ataques DDoS

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud

Leia mais

HostDime
Cases

HostDime

Leia mais

Webinar UPX: como se manter competitivo no mercado de ISPs
Geral

Webinar UPX: como se manter competitivo no mercado de ISPs

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.