Blog
Entenda quais os prejuízos causados por vírus no roteador e como evitar!

Entenda quais os prejuízos causados por vírus no roteador e como evitar!


Muitas vezes, instituições que investem em tecnologia e em infraestrutura de rede se focam muito na proteção de dados e credenciais de acesso, mas acabam esquecendo da importância de proteger os dispositivos intermediários que interagem e possibilitam a comunicação dentro do escritório.

Um dos riscos mais comuns é o de vírus no roteador. Fazendo a ponte entre internet e intranet, esses códigos maliciosos podem se aproveitar de brechas para comprometer dados e impactar na disponibilidade de produção da empresa.

Quer entender melhor por que e como se atentar à segurança de modens? Neste post, vamos abordar as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Como um vírus se instala no roteador?

O roteador é um dispositivo comum em qualquer empresa que trabalhe em escritório, da menor sala até quem ocupa um prédio inteiro. Afinal, são fundamentais para a distribuição de recursos tecnológicos e o acesso de colaboradores ao sistema com velocidade e eficiência.

E essas características são cada vez mais importantes na transformação digital. Porém, exatamente por ser um ponto de acesso tão valioso hoje em dia, se torna também a porta de entrada de diversas tentativas de invasão e ataques.

Existem duas maneiras mais comuns para que um vírus se instale no roteador. Veja quais são.

Engenharia social

Primeiro, temos a difícil técnica de combater a engenharia social. Basta o descuido de um usuário menos preparado para que seus dados de acesso ao sistema caiam nas mãos de criminosos que cometem o phishing, além de outras técnicas.

O acesso ao roteador inclusive pode dar o poder de roubar DNS e fazer direcionamentos imperceptíveis no acesso à internet, aumentando o risco de que esses dados sejam roubados.

Com livre acesso, o criminoso pode instalar um código malicioso no dispositivo e, dessa maneira, ter visibilidade e capacidade de interferência em toda a rede.

Invasão por Wi-Fi

Mas nem sempre o cibercriminoso precisa roubar credenciais para invadir um roteador. Como muitos deles em empresas são potentes e cobrem áreas maiores, é natural que seu sinal se estenda a áreas comuns de um prédio, portarias ou até mesmo a rua — lugares em que é impossível controlar a ação das pessoas em relação à sua rede.

Neste caso, basta uma senha fraca não alterada ou uma brecha no firmware do dispositivo para que alguém invada o roteador e instale um vírus, capaz de monitorar a rede ou até se espalhar para outros intermediários e terminais.

Como isso pode impactar o seu negócio?

O acesso a um roteador dentro da empresa nem sempre significa que o criminoso terá acesso ao sistema de gestão e dados confidenciais, embora isso possa ser o caso. Mas, mesmo assim, a possibilidade de interceptar todo o tráfego interno da rede pode causar sérios riscos para a operacionalidade da organização.

Com esse tipo de controle, o criminoso pode impactar o negócio em várias esferas:

  • sobrecarregar ou cortar o fluxo de informações para causar indisponibilidades;
  • criar instabilidade na rede que atrapalhe processos internos e entrega/atendimento ao cliente;
  • espalhar o mesmo e outros vírus que afetem sistemas, softwares e contas credenciadas;
  • roubo de dados que transitam pela intranet — e geralmente não estão criptografados;
  • vazamento de dados que prejudiquem o negócio e seu público.

Esse último, inclusive, é o maior impacto para a imagem de uma empresa, principalmente depois da entrada em vigor da LGPD. É mais um motivo para evitar esse tipo de situação a todo custo.

Como identificar um vírus no roteador?

Para reduzir ao máximo este risco, é preciso ficar atento em duas frentes: na prevenção e na reação rápida. Vamos então falar sobre as principais práticas para essa abordagem, começando pelo que você deve fazer para identificar um vírus no roteador e, então, poder eliminá-lo.

Uso de ferramentas de segurança lógica

O uso de ferramentas como antivírus, antimalwares e outros softwares de monitoramento de ameaças deve ser uma rotina bem estabelecida no negócio, acompanhando em tempo real a instalação de programas, downloads e a integridade geral do sistema.

É dever do Analista de Segurança da Informação buscar as soluções mais adequadas, que cubram todas essas possibilidades, e gerenciar sua aplicação junto com políticas de uso da intranet bem definidas.

Uso de ferramentas de monitoramento de tráfego

Muitas vezes, mesmo com a utilização de proteção antivírus, o código malicioso pode ser tão sofisticado que passe ileso por essas conferências.

Para que isso não se torne um problema, é importante contar com ferramentas de monitoramento de tráfego em paralelo. São soluções que detectam anomalias na transmissão de dados que podem apontar tentativas de DDoS e outros métodos utilizados para se aproveitar de brechas em redes empresariais.

Como evitar vírus no roteador?

Além de reagir rápido a ameaças presentes, o uso de antivírus e mitigação de DDoS também têm papel importante na prevenção de ataques. Mas, além dessas ferramentas, existem outras práticas cruciais para garantir que sua empresa não seja um alvo fácil de criminosos. Veja.

Configure o dispositivo de maneira adequada

A configuração do sistema do roteador é onde estão presentes todas suas funcionalidades de autoproteção, como configurações de DNS, senhas fortes, e monitoramento de usuários ativos.

Portanto, não deixe de fazer uma varredura completa em todos os dispositivos na sua rede periodicamente, para garantir que estão com todas as barreiras intactas e bem ajustadas.

Mantenha toda a infraestrutura atualizada

Um dos métodos mais comuns de invasão sem engenharia social é a utilização de changelogs de atualizações de segurança para explorar brechas em sistemas que não foram atualizados.

O Analista de Segurança da Informação tem essa responsabilidade, junto a toda a TI, de manter softwares, sistemas operacionais e firmwares de dispositivos sempre em sua última versão disponibilizada por fabricantes. Não dá para subestimar o quanto isso torna toda a infraestrutura mais robusta.

Faça acompanhamento automatizado e constante

Investir no monitoramento de rede resulta em um retorno importante para empresas transformadas digitalmente: a segurança de trabalhar com dados de maneira ágil, eficiente e produtiva.

Ou seja, é hora de ir atrás dessas soluções e parcerias especializadas que permitam à TI relatórios em tempo real sobre tráfego e atividades suspeitas, para que sua resposta seja sempre mais rápida do que a ação criminosa.

Unindo prevenção e reação imediata, o vírus no roteador se torna uma possibilidade muito menor. Com as ferramentas certas, até um risco considerado baixo, que pode ser facilmente abordado, caso seja necessário, e gere poucos impactos na empresa. É uma tranquilidade a mais para o seu trabalho.

E que tal conhecer soluções especializadas para a segurança da sua rede? Entre no site da UPX e converse com um especialista sobre monitoramento, tratamento e prevenção de incidentes e mitigação de ataques DDoS!

 


Data de publicação:

19/10/2021

Compartilhar:

Confira também:

IPv6: por que ainda há tantas barreiras para adoção?
Redes

IPv6: por que ainda há tantas barreiras para adoção?

Leia mais

Ataques cibernéticos no setor financeiro: saiba como se proteger
Cibersegurança

Ataques cibernéticos no setor financeiro: saiba como se proteger

Leia mais

Saiba tudo sobre rede FTTH e seus benefícios!
Redes

Saiba tudo sobre rede FTTH e seus benefícios!

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.