Blog
Tudo o que você precisa saber sobre Secure Access Service Edge

Tudo o que você precisa saber sobre Secure Access Service Edge


Os ambientes corporativos ganham muito destaque com o posicionamento de suas marcas no ambiente online. Isso agrega valor para a empresa e posicionamento para uma maior conversão de vendas no seu negócio. Com isso, os ataques cibernéticos se tornam cada vez mais frequentes e podem acontecer com diferentes finalidades: seja para comprometer as atividades de uma empresa, seja para sequestrar dados e pedir resgate com valores exorbitantes. Para evitar esses tipos de ameaças é que são implantadas soluções de cibersegurança SASE nos empreendimentos.

Saiba o que é e quais as vantagens desse serviço para a sua empresa.

O que é SASE?

SASE, sigla em inglês que significa Secure Access Service Edge, inicialmente proposto pela Gartner em 2019 com a finalidade de descrever uma arquitetura moderna de cibersegurança com objetivo de convergência dos serviços de proteção e análise do ambiente para os aspectos de cibersegurança. Combinando diversos recursos, com funções de segurança. Seu objetivo é o de criar uma infraestrutura de rede com a aplicação direta da cibersegurança, protegendo e impedindo ameaças e ataques virtuais na rede, nos servidores e equipamentos conectados à Internet.

Para que possa promover essa segurança, uma solução de SASE é adaptável ao risco analisado em determinado ambiente, permitindo que estratégias sejam criadas para prevenir a rede e mitigar o risco de ataques. 

Como é organizada a estrutura de rede SASE?

O SASE usa diversos recursos de hardware e software integrados para criar uma estrutura de rede mais segura. Em resumo, é estruturado por:

  • Processos de roteamento;
  • Firewall de nova geração;
  • Sistemas de monitoramento;
  • Análise e contextualização de tráfego de rede;
  • Comportamento de aplicações e protocolos.

Todas as informações de segurança são fornecidas, enviadas e gerenciadas diretamente na nuvem. O fornecedor SASE tem funções importantes, como:

  • Gateway de Web Seguro (SWG): é uma solução de cibersegurança disponibilizada na rede entre os usuários da Internet e a rede, gerando uma barreira para o tráfego malicioso.
  • CASB: é um agente de segurança de acesso que impede o ataque cibernético e o acesso de invasores diretamente na nuvem. Com ele, os dados são preservadas com o bloqueio da invasão;
  • Zero Trust: é um serviço de segurança de rede que impede o acesso de qualquer pessoa em um dispositivo que não esteja autenticado. Essa verificação é feita pelo setor de TI para a liberação do acesso na rede;
  • Domain Name System: gestão de nomes de computadores conectados à rede. Permite fazer um mapeamento de rede e acompanhar informações sobre endereçamento, acessos de IPs e nomes de servidores;
  • Date Loss Prevention (DLP): esse recurso de segurança garante que informações confidenciais não sejam acessadas ilegalmente. Além disso, evita a invasão, o furto e a má utilização desses dados;
  • FWaaS: é o firewall como serviço para a proteção da rede, que impede o acesso indevido de usuários invasores no seu computador ou na sua rede;
  • Recurso de isolamento de navegador: impede que sites maliciosos ataquem a sua rede por meio do seu navegador e permite um acesso mais seguro para os usuários que acessam suas páginas na Internet.

Todas as funcionalidades acima são oferecidas diretamente na nuvem e garantem ao usuário uma navegação e um acesso seguro na rede, seja por meio de computadores, seja por dispositivos móveis.

Quais as principais vantagens?

Com a aplicação da arquitetura SASE, os riscos de ataques são reduzidos, por meio de uma cibersegurança que acontece na nuvem. Aliás, muitas são as vantagens do SASE para a segurança da rede, pois previne contra malwares, realiza um processo de filtragem na web, promove a proteção contra roubos de informações importantes e disponibiliza políticas de firewall para a proteção de clientes e de dados sigilosos.

Destacamos, a seguir, outras vantagens do SASE. Saiba quais são:

  • Reduzir os custos e a complexidade; 
  • Proteger o acesso contínuo para usuários;
  • Ativar o acesso remoto e móvel mais seguro;
  • Melhorar a segurança, aplicando uma política confiável.

Como é possível ver, o SASE é responsável pela segurança de websites, aplicações e APIs, bloqueando a ação de agentes mal-intencionados por meio de um acesso seguro de ponta a ponta. Esse serviço promove a empresa com vantagem competitiva, pois torna seus sistemas confiáveis e garante a preservação dos dados pessoais de seus clientes, gerando conceito e autoridade para a empresa.

Como implementar o SASE na prática?

É comum a dúvida sobre a implementação de serviços de segurança na sua empresa. Afinal, o que é preciso mudar? Quais os recursos são mais adequados? Por isso, a seguir, vamos compartilhar com você a implantação do SASE na prática.

O primeiro passo para implementar a SASE na sua empresa é conhecer a infraestrutura de rede do seu negócio e identificar quais as reais necessidades e demandas. Isso é importante, pois como é um recurso adaptável para cada tipo de negócio, é fundamental compreender o cenário da empresa para definir quais recursos e funções são essenciais para a cibersegurança da sua rede.

A implementação do SASE na prática acontece pelas seguintes etapas:

  • Avalie o cenário de negócios e sua infraestrutura de rede;
  • Identifique quais recursos são os ideais para a sua realidade;
  • Considere as ameaças recentes, para determinar qual ambiente deve ser priorizado;
  • Avalie as demandas e as lacunas na rede;
  • Observe quais recursos já são empregados para a proteção de sua rede e veja quais ainda precisam ser implantadas.

Assim como toda a tecnologia, o SASE também oferece alguns desafios para os empreendimentos. O mais significativo é o fato de que é necessária uma adaptação da cultura empresarial, para que os procedimentos de cibersegurança funcionem. Além disso, são práticas que precisam ser conduzidas por profissionais qualificados e com conhecimento em proteção e infraestrutura de rede.

Investir em redes seguras é uma necessidade no mundo dos negócios, pois os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes. É necessário promover uma cultura empresarial norteada por SASE e ter a garantia de que os dados e as informações da sua empresa e de seus clientes estão seguros. Ao analisar soluções para SASE, é importante observar as funcionalidades disponíveis, a flexibilidade para adaptações ao seu cenário específico e também o suporte técnico. Abaixo estão algumas das funcionalidades que uma boa estrutura de SASE pode ter:

  • Proteção contra-ataques DDoS;
  • Monitoramento dos anúncios BGP;
  • Extended detection and response;
  • Gerenciamento de blocos de IP;
  • Perfis de regras para blocos de IP;
  • Web Application Firewall
  • Possibilidade de integrações via API. 

Na UPX, temos uma solução de SASE que integra todos estes recursos e muito mais, entre em contato conosco para maiores informações.

Gostou deste artigo? Então, siga as nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, no Instagram, no Facebook. Acompanhe os nossos conteúdos para as melhorias de segurança no seu negócio.

 

 


Data de publicação:

17/08/2022

Compartilhar:

Confira também:

O que é Load Balance e quais seus benefícios? Confira
Performance

O que é Load Balance e quais seus benefícios? Confira

Leia mais

Como conseguir um IPv4?
Redes

Como conseguir um IPv4?

Leia mais

Como um provedor de internet pode expandir sua operação?
Redes

Como um provedor de internet pode expandir sua operação?

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.