Blog
Qual a importância do SVA para o seu ISP? Entenda aqui

Qual a importância do SVA para o seu ISP? Entenda aqui


Você já ouviu falar do SVA? Pode ser que você esteja consumindo algum Serviço de Valor Agregado neste momento, pois eles estão presentes em boa parte das empresas de telecomunicação, e os pequenos provedores não ficam de fora. Já parou para pensar na importância do SVA para o seu ISP?

Decidimos contar um pouco sobre o assunto neste post. A seguir, você vai entender do que se trata o modelo, por que os ISPs podem se beneficiar e vários outros pontos sobre o assunto. Vamos lá?

O que são os Serviços de Valor Adicionado (SVA)?

Os Serviços de Valor Adicionado ou Agregado representam tudo que uma empresa de telecom entrega que não tem relação com sua atividade principal. Isso inclui o que é contratado de forma conjunta.

Nesse caso, serviços de bancas virtuais, contas de email, streaming de filmes etc. O que diferencia o SVA do telecom propriamente dito? A primeira coisa que você pode observar é a regulamentação.

Isso porque SVAs não fazem parte da telecomunicação em si — por isso, não são regulamentados pela ANATEL. O foco da agência fica com serviços identificados como essenciais, como a chamada de voz.

Qual sua importância para um ISP?

Agora que você conhece o conceito, é preciso saber a importância do SVA para o seu ISP, certo? Existe uma razão importante pela qual unir esses serviços aos provedores regionais pode ser uma boa.

Já reparou que a maior parte dos produtos que você provavelmente consome vem de empresas com diferenciais bem definidos? Isso não acontece por acaso. Encontrar pontos que diferem a marca da concorrência é uma das formas de ganhar posicionamento no mercado e aparecer para mais clientes.

O mesmo vale para o ISP. Produtos de TI podem gerar receita e complementar os ganhos. Nesse caso, ideias populares como streaming, serviço de localização, jogos online, serviços de TV mobile e correio de voz mostram sua relevância.

Quais oportunidades o SVA gera?

Você precisará prestar atenção em alguns pontos antes de trazer os SVAs para seu provedor, como a região, os perfis dos clientes, o uso da internet e as demandas. Ainda assim, a ideia traz oportunidades que vão além do enriquecimento do portfólio.

Um exemplo é a possibilidade de lidar com uma carga tributária menor. Os Serviços de Valor Agregado não constam na lei como prestação de serviço — dispensando a necessidade de emissão de notas municipais e pagamento do ICMS. Nesse caso, há discussões sobre o pagamento de ISS.

Você pode perceber a importância do SVA para o seu ISP tanto na oferta quanto nas vantagens fiscais. Por isso, trazer o modelo para seu provedor pode ser uma forma de atrair e fidelizar clientes sem lidar com um custo muito alto.

Associados aos SVAs, existem outros serviços e soluções que podem agregar valor e diferenciar o seu ISP dos concorrentes. Um exemplo é o uso de CDN e links robustos, que trazem economia com a infraestrutura e melhoram a qualidade em picos de acesso.

E você, o que acha de ficar por dentro das principais novidades do universo de TI e da segurança digital? Então, assine a nossa newsletter!


Data de publicação:

20/01/2021

Compartilhar:

Confira também:

4 anos em 4 meses: mudanças no uso da internet impulsionadas pela pandemia
Geral

4 anos em 4 meses: mudanças no uso da internet impulsionadas pela pandemia

Leia mais

Protocolo UDP na realização de ataques DDoS: como é usado?
Ataques DDoS

Protocolo UDP na realização de ataques DDoS: como é usado?

Leia mais

Operação Attack Mestre: a importância e como prevenir ataques DDoS
Ataques DDoS

Operação Attack Mestre: a importância e como prevenir ataques DDoS

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.