Blog
Os 4 benefícios da redundância de links

Os 4 benefícios da redundância de links


Produtividade, lucratividade, qualidade, muitos são os adjetivos de um negócio bem sucedido e que estão fortemente relacionadas à disponibilidade de rede. Nesse sentido, investir na redundância de redes é um ótimo caminho.

A redundância é um dos fatores fundamentais para garantia de que o negócio sempre terá os seus recursos de rede disponíveis. Em uma época em que a computação em nuvem é uma realidade crescente, isso é essencial. Sem a rede disponível, a empresa pode, consequentemente, perder clientes e ter prejuízos financeiros irreversíveis.

Quer saber mais sobre o tema e como a redundância de links pode impactar positivamente no seu dia a dia? Então confira o post a seguir!

O que é a redundância de links ou de rede?

A redundância de rede ocorre quando a empresa contrata mais de um fornecedor de trânsito para executar os seus processos. Isso é feito para tornar o negócio mais flexível, aumentar a disponibilidade de sistemas web e reduzir gargalos operacionais. Assim, a empresa pode manter-se mais competitiva e segura.

Ou seja, a redundância ocorre quando o negócio tem dois ou mais links de conexão web e não fica refém de um único upstream. Gerenciada com o apoio de recursos que aumentam a performance e a segurança, a redundância traz para o ambiente corporativo conexões de alta disponibilidade.

Como ter links redundantes?

O primeiro passo para ter uma rede com links redundantes, naturalmente, é ter mais de um upstream. Após isso, é necessário otimizar as configurações de rede da empresa para o novo cenário. Isso permitirá que sejam aproveitados ao máximo os recursos disponíveis, reduzindo os gargalos e os custos operacionais do provedor.

Esse processo é feito com o auxílio de equipamentos e softwares de gestão de rede, como o firewall UTM e outros. Eles deverão definir o modo como o tráfego de rede será direcionado entre todos os links. Além disso, precisam verificar quedas na disponibilidade de serviços e aplicar as medidas cabíveis rapidamente.

O processo de balanceamento de recursos ajuda a sempre ter a melhor capacidade de banda disponível da forma mais otimizada. Assim, as comunicações via web permanecem operantes, mantendo a segurança e confiabilidade necessárias. Deixando que os profissionais de TI possam se preocupar com rotinas e projetos estratégicos.

Quais os benefícios de adotar a redundância de rede?

A redundância de rede pode trazer um conjunto de impactos positivos para o negócio. Juntos, eles tornam a empresa mais competitiva e preparada para lidar com os desafios do mercado. Confira a seguir os principais impactos que essa escolha traz para o seu dia a dia!

1. Segurança

Conexões web estáveis e robustas são cruciais para que o seu provedor possa atingir os resultados esperados a médio e longo prazo quando falamos de um negócio que depende quase que 100% de uma rede disponível. Por isso, ter uma conexão confiável é algo crítico.

2. Redução de abertura de chamados

Quando a intermitência ou indisponibilidade de rede são frequentes, a abertura de chamados por parte dos clientes em busca da resolução do problema e sobrecarga do time de suporte técnico com esse tipo de demanda também passam a ser rotina.

Links redundantes evitam que essas situações ocorram. O tráfego de rede será otimizado para sempre priorizar os links com mais disponibilidade. Desse modo, a equipe poderá focar em outras questões do negócio, como a automação de processos, e não somente em apagar incêndios.

3. Fidelização do cliente

Clientes fidelizados são uma preocupação de qualquer negócio. Isso se faz com a entrega de um serviço de qualidade combinado à construção de um sólido relacionamento com o cliente: um atendimento que esteja presente quando o consumidor precisa, que atenda a demandas com rapidez e a entrega de uma boa experiência precisam ser prioridade.

4. Boa reputação e diminuição de perdas financeiras

Os três tópicos acima combinados são a base para o sucesso de qualquer provedor que queira oferecer mais do que só um serviço. São preocupações como essas que agregam valor e fazem com que o cliente não busque a concorrência para suprir suas necessidades, e ainda promova a sua marca no mercado. Afinal, o boca a boca é a melhor propaganda.

Uma rede com redundância pode ajudar a empresa a atingir esse objetivo.

Como sabemos, a internet mais do que nunca faz parte do dia a dia de empresas e pessoas. Fornecer um serviço com acesso à web consistente é um grande diferencial competitivo. Uma rede com redundância e proteção eficiente fornece alta disponibilidade e boa performance.

Isso evitará gargalos no uso dos recursos. Ao mesmo tempo, minimizará riscos operacionais e propiciará economia. Além disso, os profissionais poderão focar em atividades que mantenham a empresa com um alto nível de competitividade.

Curtiu a dica do nosso post? Então assine já a newsletter do blog e tenha acesso a mais materiais como este direto na sua caixa de entrada!


Data de publicação:

11/01/2021

Compartilhar:

Confira também:

Edge computing: entenda o conceito e como utilizar a tecnologia
Geral

Edge computing: entenda o conceito e como utilizar a tecnologia

Leia mais

As principais tendências para provedores de internet
Geral

As principais tendências para provedores de internet

Leia mais

Protocolo TCP/IP: por que ele é um dos mais importantes da internet
Geral

Protocolo TCP/IP: por que ele é um dos mais importantes da internet

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.