Blog
Os 4 benefícios da redundância de links

Os 4 benefícios da redundância de links


Produtividade, lucratividade, qualidade, muitos são os adjetivos de um negócio bem sucedido e que estão fortemente relacionadas à disponibilidade de rede. Nesse sentido, investir na redundância de redes é um ótimo caminho.

A redundância é um dos fatores fundamentais para garantia de que o negócio sempre terá os seus recursos de rede disponíveis. Em uma época em que a computação em nuvem é uma realidade crescente, isso é essencial. Sem a rede disponível, a empresa pode, consequentemente, perder clientes e ter prejuízos financeiros irreversíveis.

Quer saber mais sobre o tema e como a redundância de links pode impactar positivamente no seu dia a dia? Então confira o post a seguir!

O que é a redundância de links ou de rede?

A redundância de rede ocorre quando a empresa contrata mais de um fornecedor de trânsito para executar os seus processos. Isso é feito para tornar o negócio mais flexível, aumentar a disponibilidade de sistemas web e reduzir gargalos operacionais. Assim, a empresa pode manter-se mais competitiva e segura.

Ou seja, a redundância ocorre quando o negócio tem dois ou mais links de conexão web e não fica refém de um único upstream. Gerenciada com o apoio de recursos que aumentam a performance e a segurança, a redundância traz para o ambiente corporativo conexões de alta disponibilidade.

Como ter links redundantes?

O primeiro passo para ter uma rede com links redundantes, naturalmente, é ter mais de um upstream. Após isso, é necessário otimizar as configurações de rede da empresa para o novo cenário. Isso permitirá que sejam aproveitados ao máximo os recursos disponíveis, reduzindo os gargalos e os custos operacionais do provedor.

Esse processo é feito com o auxílio de equipamentos e softwares de gestão de rede, como o firewall UTM e outros. Eles deverão definir o modo como o tráfego de rede será direcionado entre todos os links. Além disso, precisam verificar quedas na disponibilidade de serviços e aplicar as medidas cabíveis rapidamente.

O processo de balanceamento de recursos ajuda a sempre ter a melhor capacidade de banda disponível da forma mais otimizada. Assim, as comunicações via web permanecem operantes, mantendo a segurança e confiabilidade necessárias. Deixando que os profissionais de TI possam se preocupar com rotinas e projetos estratégicos.

Quais os benefícios de adotar a redundância de rede?

A redundância de rede pode trazer um conjunto de impactos positivos para o negócio. Juntos, eles tornam a empresa mais competitiva e preparada para lidar com os desafios do mercado. Confira a seguir os principais impactos que essa escolha traz para o seu dia a dia!

1. Segurança

Conexões web estáveis e robustas são cruciais para que o seu provedor possa atingir os resultados esperados a médio e longo prazo quando falamos de um negócio que depende quase que 100% de uma rede disponível. Por isso, ter uma conexão confiável é algo crítico.

2. Redução de abertura de chamados

Quando a intermitência ou indisponibilidade de rede são frequentes, a abertura de chamados por parte dos clientes em busca da resolução do problema e sobrecarga do time de suporte técnico com esse tipo de demanda também passam a ser rotina.

Links redundantes evitam que essas situações ocorram. O tráfego de rede será otimizado para sempre priorizar os links com mais disponibilidade. Desse modo, a equipe poderá focar em outras questões do negócio, como a automação de processos, e não somente em apagar incêndios.

3. Fidelização do cliente

Clientes fidelizados são uma preocupação de qualquer negócio. Isso se faz com a entrega de um serviço de qualidade combinado à construção de um sólido relacionamento com o cliente: um atendimento que esteja presente quando o consumidor precisa, que atenda a demandas com rapidez e a entrega de uma boa experiência precisam ser prioridade.

4. Boa reputação e diminuição de perdas financeiras

Os três tópicos acima combinados são a base para o sucesso de qualquer provedor que queira oferecer mais do que só um serviço. São preocupações como essas que agregam valor e fazem com que o cliente não busque a concorrência para suprir suas necessidades, e ainda promova a sua marca no mercado. Afinal, o boca a boca é a melhor propaganda.

Uma rede com redundância pode ajudar a empresa a atingir esse objetivo.

Como sabemos, a internet mais do que nunca faz parte do dia a dia de empresas e pessoas. Fornecer um serviço com acesso à web consistente é um grande diferencial competitivo. Uma rede com redundância e proteção eficiente fornece alta disponibilidade e boa performance.

Isso evitará gargalos no uso dos recursos. Ao mesmo tempo, minimizará riscos operacionais e propiciará economia. Além disso, os profissionais poderão focar em atividades que mantenham a empresa com um alto nível de competitividade.

Curtiu a dica do nosso post? Então assine já a newsletter do blog e tenha acesso a mais materiais como este direto na sua caixa de entrada!


Data de publicação:

11/01/2021

Compartilhar:

Confira também:

Esclareça as suas principais dúvidas sobre phishing
Cibersegurança

Esclareça as suas principais dúvidas sobre phishing

Leia mais

Redes neutras: o que são e suas vantagens
Redes

Redes neutras: o que são e suas vantagens

Leia mais

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud
Ataques DDoS

Como softwares de detecção de ataques ajudam na mitigação em cloud

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.