Blog
O mapa dos ataques DDoS no Brasil

O mapa dos ataques DDoS no Brasil


Um ataque cibernético é a invasão de um sistema de rede, na tentativa de derrubar servidores, fazer o sequestro de dados ou usar computadores para invadir e atacar em demanda outros sistemas de rede. Esses crimes virtuais acontecem de diferentes formas e uma delas é por meio dos ataques DDoS, capazes de derrubar páginas da Internet, impedir o acesso de usuários na rede ou até mesmo paralisar toda a operação de uma empresa.

Neste artigo, você vai entender por que crimes virtuais estão em crescimento e como é possível proteger e mitigar os riscos de ataques.

Confira!

Ataques DDoS

Os ataques distribuídos de negação de serviço têm como objetivo gerar sobrecarga em servidores para deixar seus serviços indisponíveis aos usuários da rede. Para que esse tipo de crime aconteça é necessário que um grande volume de atacantes estejam atuando sobre esta rede enviando requisições simultâneas de acesso até que servidores ou páginas da internet sejam derrubados. 

Esse acesso orquestrado é feito por meio de uma botnet, nome que se dá a rede de dispositivos infectados por malwares que recebem os comandos de um usuário mal intencionado para executar os ataques DDoS.

Ataques cibernéticos no Brasil

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais frequentes no Brasil, devido ao intenso posicionamento de empresas e pessoas no ambiente online. Isso gera um grande desafio, pois é necessário promover e monitorar a proteção de dados compartilhados no ambiente virtual. Assim como prezar por uma manutenção de infraestrutura de rede, com operações de mitigação de riscos.

Mapa do ciberataque

Em 2021, o Brasil foi eleito o quinto maior alvo de crimes digitais no mundo. De acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br), no ano de 2020, 37% dos provedores do Brasil tiveram pelo menos uma parada completa dos serviços devido a ataques DDoS, afetando diretamente cerca de 65 milhões de brasileiros com a indisponibilidade de serviço.

Abaixo, veja a estimativa de população com acesso à internet que teve o serviço totalmente interrompido por ataques DDoS, segmentada por região.

Norte: 55%;
Nordeste: 41%;
Centro Oeste: 38%;
Sudeste: 33%;
Sul: 30%.

No levantamento feito pela UPX, foi observado um aumento de ataques virtuais nas redes de empresas em comparação com o ano anterior. 

Dentre as informações de ataques mais recentes coletadas e analisadas por segmentos, temos:

Telecom, com taxa de 58% de ataques;
ISP, com uma taxa de 39%;
Data center, com 3%.

Telecoms, seguido de ISPs, continuam sendo os principais alvos de ataques DDoS. Segundo o IX.br (Brasil Internet Exchange), em dezembro de 2021 foi alcançada uma marca histórica, de pico de 20 Tbit/s de troca de tráfego, o que representa 43% a mais do que o mesmo período de 2020. Este dado é o reflexo do aquecimento do setor, com a expansão de telecoms e provedores de internet no país. 

Ao mesmo tempo, cibercriminosos também aumentaram as investidas em ataques, pois sabem que os danos aos negócios que provém a distribuição de internet podem causar um estrago enorme, especialmente em momentos nos quais a população depende de conectividade.

Maiores prejuízos dos ataques cibernéticos

Por se tratar de uma ação criminosa, os ataques cibernéticos geram prejuízos para as suas vítimas. Desde uma paralisação dos negócios no âmbito virtual, até questões que podem comprometer a idoneidade do negócio, o financeiro e corromper dados importantes da empresa.

Ataques DDoS podem impedir novas negociações comerciais, ao bloquear o acesso de usuários e visitantes em suas páginas, além de comprometer o seu posicionamento no ambiente virtual. Para evitar ataques cibernéticos, é importante contar com um suporte especializado em mitigação de riscos e com tecnologias adequadas para a proteção de suas redes.

 

 


Data de publicação:

10/08/2022

Compartilhar:

Confira também:

Protocolo TCP/IP: por que ele é um dos mais importantes da internet
Redes

Protocolo TCP/IP: por que ele é um dos mais importantes da internet

Leia mais

Webinar UPX: como se manter competitivo no mercado de ISPs
Geral

Webinar UPX: como se manter competitivo no mercado de ISPs

Leia mais

Entenda mais sobre a LGPD
Cibersegurança

Entenda mais sobre a LGPD

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.