Blog
Guia sobre ataques cibernéticos: uma introdução sobre o assunto

Guia sobre ataques cibernéticos: uma introdução sobre o assunto


Os ataques cibernéticos acontecem por programas maliciosos (denominados genericamente de malware), que detectam ou implementam vulnerabilidades existentes na infraestrutura e abrem brechas para a exploração. Os objetivos dos ataques virtuais podem ser diversos, desde a intenção de indisponibilizar serviços, sistemas e dados até o sequestro de informações confidenciais, para solicitar o resgate.

Para garantir uma maior segurança de rede na sua empresa, você precisa saber quais os principais tipos de ataques cibernéticos e quais as melhores soluções para essas ameaças.

Acompanhe a seguir e boa leitura!

Principais tipos de ameaças

Os ataques cibernéticos podem acontecer por diversos meios, seja por usuários com acesso ilegal à rede, seja por programas desenvolvidos para ações maliciosas nas redes e nos servidores. Veja quais são os principais tipos de ataques e como acontecem.

DDoS

Sigla em inglês para Distributed Denial of Service, que significa negação de serviço distribuído. É um tipo de ataque que aumenta o tráfego na rede, gerando sobrecarga no alvo (servidor ou elemento de rede) com objetivo de tornar indisponível o serviço ou toda uma rede. Com essa ação, a empresa tem suas atividades interrompidas, por exemplo impedindo que novos visitantes acessem suas páginas web e comprem seus produtos.

Malware

Malware, em linhas gerais é qualquer software projetado sob intenção maliciosa, com finalidade de causar danos aos sistemas onde é instalado. Assim, esse programa com intenção maliciosa, monitora todas as ações no servidor e/ou na rede onde ele está instalado, podendo por exemplo proporcionar o roubo ou indisponibilizar dados importantes, ou fornecer acesso remoto para atores do cibercrime à sua infraestrutura.

Ransomware

É um tipo de malware, que tem como objetivo indisponibilizar e sequestrar os dados, bloqueando o acesso através de criptografia e solicitar um resgate. Além da encriptação dos dados tornando-os indisponíveis para os usuários legítimos, também pode ocorrer o roubo destes dados (sequestro) com objetivo de extorsão, cobrando um resgate (Ransom), para descriptografar os dados e também não divulgar os dados que foram roubados durante o processo, geralmente dados que são considerados importantes para a vítima. O resultado de um sequestro de dados com a divulgação pública, pode ter um impacto negativo enorme para a empresa envolvida, que envolve danos a sua imagem/marca até penalidades previstas em lei de proteção de dados que são sigilosos, como as previstas na LGPD , que dependendo do contexto da publicação destes dados que vão desde a advertência até aplicação de multa de até 2% do faturamento líquido, limitada no total a R$ 50.000.000,00 por infração.

Phishing

Essa ação tem por finalidade usar recursos capazes de enganar os usuários na rede, para eles compartilharem informações importantes como credenciais de acesso ou dados como números de cartões de crédito e demais dados pessoais. Para conseguir esses dados, os criminosos enganam suas vítimas enviando mensagens por redes sociais, enviando e-mails com um link de acesso ou objetos ativos anexados a mensagem ou também utilizando sites na web com links para a instalação de malware no sistema. Também são utilizados links para sites que são imitações de sites reais (por exemplo, lojas virtuais ou sistemas bancários) no qual a vítima tem que usar login e senha, e é nesse momento que as informações são coletadas.

Login por Força bruta

Esse é um tipo de ataque que força a entrada do invasor na rede. No entanto, esse ataque não acontece somente na rede, mas também em aplicativos diversos, dispositivos móveis etc. São várias as tentativas de acesso com objetivo de encontrar a combinação adequada de usuário e senha, para obter o acesso ilegítimo ao alvo.

Injeção de SQL

Esse tipo de ataque acontece de forma oculta e por meio de um código inserido pelo invasor, com a capacidade de controlar o banco de dados, ter acesso a sites e fazer o sequestro de informações importantes. Isso acontece quando um invasor malicioso consegue acesso na rede, por meio da vulnerabilidade da sua arquitetura, e pode promover o caos nos seus recursos empresariais.

Maiores ataques cibernéticos registrados

Com certeza, você já ouviu fatos conhecidos sobre a invasão de sistemas e ataques cibernéticos. Agora, saiba quais foram os que geraram mais impacto no mundo.

DDoS

Em novembro de 2021, a Microsoft registrou um ataque DDoS para um cliente da sua estrutura de cloud Azure na Ásia, com uma volumetria de 3.47 Tbps e uma taxa de 340 Mpps. Sendo, até o momento, o maior ataque DDoS já registrado e publicado. Um ataque com aproximadamente 10.000 origens de múltiplos países de origem (Na maioria identificados com origem nos EUA, China, Coreia do Sul, Rússia, Tailândia, Índia, Vietnã, Irã, Indonésia e Taiwan. 

Stuxnet/Duqu 2.0

Esse ataque provocou o desligamento das centrífugas de urânio no Irã. O malware desenvolvido se espalhou de tal forma que mesmo os aparelhos que não estivessem conectados à Internet poderiam ser infectados com o vírus, pois eles poderiam ser infiltrados em USBs que tivessem sido usados em algum computador atacado. Esse malware foi identificado, alguns anos mais tarde, como um dos responsáveis por invadir mais de 140 instituições e roubar altos valores de dinheiro de bancos.

Ransomware

NotPetya, um malware, originalmente do tipo Ransomware, com diversos nomes (ExPetr, Pnyetya, Petna, Nyetya, NonPetya, nPetya, Diskcoder.C, BadRabbit) , observado pela primeira vez em ação em 2016, e desde então com diversas variações mas com o objetivo comum de encriptação dos dados no sistema alvo seguido de extorsão. Desde a sua primeira observação até os dias atuais, foram registradas variações deste malware que sequer cobrava resgate, algumas variações com objetivos de simplesmente destruir os dados do sistema alvo.

Wannacry, um malware, do tipo Ransomware (com diversos nomes, a exemplo de win.wannacryptor, WannaCryptor, Wcry, WannaCry, Wana Decrypt0r) de muito impacto com diversas vítimas ao redor do mundo, com mais de 200 mil sistemas comprometidos em escala global. Os criminosos realizavam a criptografia dos dados das vítimas (empresas e órgãos públicos), e extorquiam altas quantias de dinheiro em troca dessas informações. Esse acontecido demonstrou a importância e a necessidade de investir em uma infraestrutura de rede, para evitar falhas operacionais e impedir que este tipo de ataque aconteça.

Dicas para proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos

Para evitar os ataques cibernéticos, é importante ter um controle sobre a sua infraestrutura de rede e saber quais são as vulnerabilidades nesse ambiente. Para ter essa informação, é preciso contar com profissionais qualificados para fazer uma gestão de riscos. O segundo passo é investir em políticas de cibersegurança, fazendo o mapeamento de riscos, definindo os processos e as métricas e elaborar um programa para a conscientização de um ambiente virtual seguro e confiável.

Para isso, é fundamental fazer treinamentos com seus colaboradores, pois todos os envolvidos no seu negócio são responsáveis por preservar e garantir a segurança das informações enviadas e recebidas. Nesse treinamento devem ser trabalhados assuntos como a segurança das senhas, as políticas de proteção de dados e a segurança da informação.

A dica mais importante é a de investir em sistemas de cibersegurança que sejam realmente completos e capazes de atender às demandas da sua empresa, para impedir que ataques cibernéticos aconteçam. 

Gostou deste artigo? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas na proteção de seus dados.


Data de publicação:

31/08/2022

Compartilhar:

Confira também:

Saiba escolher o melhor roteador para seu Sistema Autônomo
Redes

Saiba escolher o melhor roteador para seu Sistema Autônomo

Leia mais

Como um provedor de internet pode expandir sua operação?
Redes

Como um provedor de internet pode expandir sua operação?

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre rotas BGP e sua importância para Sistemas Autônomos
Cibersegurança

Tudo o que você precisa saber sobre rotas BGP e sua importância para Sistemas Autônomos

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.