Blog
Edge computing: entenda o conceito e como utilizar a tecnologia

Edge computing: entenda o conceito e como utilizar a tecnologia


A tecnologia passou por grandes mudanças com a chegada da cloud computing e da Internet das Coisas (IoT). Integradas ao ambiente de trabalho, elas ajudam negócios a terem alta flexibilidade, integração e mobilidade. Com a disponibilização da edge computing, os ganhos tendem a ser maximizados.

Preparamos este conteúdo para ajudar você a entender sobre a edge computing e como ela auxilia no uso de novas tecnologias. Boa leitura!

O que é edge computing?

Edge computing é o termo utilizado para descrever infraestruturas de computação em nuvem que estão localizadas próximas aos dispositivos dos usuários. Também chamada de computação de borda, tem como foco reduzir o tempo de resposta do ambiente de cloud, otimizando o uso de aplicações críticas.

Assim, a nuvem tradicional passa a ser encarregada apenas de processos críticos ou que demandam um grande poder de armazenamento e processamento.

O investimento nessa tecnologia deve considerar os mesmos padrões de análise da computação em nuvem tradicional. Em outras palavras, a empresa precisa identificar suas demandas, avaliar os parceiros disponíveis e seu padrão de suporte. Isso minimiza riscos e garante que o investimento atenda a todas as necessidades internas no médio e longo prazos.

Onde a edge computing é utilizada?

A edge computing tem um papel de destaque em ambientes críticos ou de alta performance. Essa infraestrutura ajudará negócios a utilizarem aplicativos que demandam baixa latência e alta disponibilidade. Além disso, auxiliará empresas a levarem a Internet das Coisas para mais locais.

Como os tempos de respostas a demandas é menor do que o da infraestrutura de computação em nuvem tradicional, a edge computing permite à empresa levar aplicações inovadoras para mais ambientes com risco muito menor. Assim, será possível garantir que tais aplicações tenham a performance adequada mesmo em momentos de alta demanda.

Quais os ganhos com o investimento em edge computing?

O maior ganho da edge computing é a possibilidade de investir em novas tecnologias, como a Internet das Coisas, sem que isso impacte nos riscos operacionais da empresa de maneira relevante. Afinal de contas, a empresa contará com um ambiente de computação em nuvem mais seguro e ágil. Simultaneamente, falhas poderão ser corrigidas em menos tempo, evitando atrasos e prejuízos.

Sim, a computação de borda trouxe um novo padrão para o uso de ferramentas inovadoras, como é o caso daquelas que são baseadas em computação em nuvem. O tempo de resposta reduzido ajuda a empresa a ter a TI integrada a mais ambientes sem que fique exposta a falhas ou grandes atrasos. Como consequência, a transformação digital poderá acontecer em todas as áreas.

Como você deve saber, a tecnologia tem evoluído de maneira contínua para garantir que as empresas da área atendam às demandas dos seus usuários. Nesse contexto, a Internet das Coisas trouxe um novo desafio: integrar ferramentas que dependem da internet para serem funcionais sem afetar a qualidade do serviço prestado.

A edge computing é a resposta para esse desafio. Ela ajuda negócios a levarem aplicações para novos locais sem comprometer a integridade da marca. Por isso, não deixe de colocar essa tecnologia no seu radar de investimentos.

Quer saber por qual motivo ter confiabilidade é importante? Então, veja o nosso artigo sobre redundância de dados!


Data de publicação:

09/03/2022

Compartilhar:

Confira também:

Saiba como bloquear um ataque DDoS e qual método mais eficiente
Ataques DDoS

Saiba como bloquear um ataque DDoS e qual método mais eficiente

Leia mais

As principais tendências para provedores de internet
Redes

As principais tendências para provedores de internet

Leia mais

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos
Cibersegurança

Introdução ao Ransomware, um dos principais ataques cibernéticos

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.