
DDoS: saiba o que são e por que se proteger é essencial
DDoS é a abreviação de Distributed Denial of Service, em inglês, ou ataque distribuído de negação de serviço, em português. Esse tipo de ataque geralmente utiliza botnets para fazer requisições simultâneas com o objetivo de limitar a capacidade ou indisponibilizar o serviço ou rede alvo.
Barato, escalável e capaz de causar grandes estragos
Com cerca de R$ 70 e um cartão de crédito é possível contratar um pacote mensal com capacidade de gerar ataques de até 250 GB com disparos a cada 5 minutos. Hoje em dia, sites que vendem esse tipo de serviço são facilmente encontrados na web.
Notícias de que serviços do governo, aplicativos de mensagens e redes sociais são alvo desse tipo de ataque têm sido cada vez mais comuns. Somente em 2018, foram reportados para o CERT.Br 676.516 ataques DDoS no Brasil. Esse número é 19% menor que o ano anterior, porém de acordo com o órgão os ataques foram mais volumosos e mais longos.
Mitigação DDoS: Mantenha sua rede operando durante um ataque
Caso recente
O Telegram, aplicativo de mensagem com mais de 200 milhões de usuários, recentemente sofreu instabilidades por algumas horas por causa de ataques de negação de serviço na região das Américas que sobrecarregaram os servidores onde a plataforma está hospedada nessa região e prejudicaram a troca de mensagens entre seus usuários, inclusive em países fora dessa localidade.

Mas afinal, qual a motivação desse tipo de ataque?
Eles podem ter diversos objetivos, como por exemplo prejudicar um concorrente de mercado, podem ser usados como forma de protesto ou somente por diversão. A questão é, para sofrer um ataque, basta estar conectado à internet. O importante é não esperar que a rede seja atacada para se proteger. Não deixe para depois acesse e confira a proteção anti-DDoS da UPX: https://www.upx.com/ddos-defense/
Fale com
um Especialista
Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.