Blog
8 benefícios da SD-WAN para sua empresa

8 benefícios da SD-WAN para sua empresa


Com a transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos, as empresas passaram a necessitar de uma maior segurança, disponibilidade e desempenho com baixo investimento para que usuários e terceiros pudessem acessar dados e redes corporativas de onde estiverem.

Dessa forma as organizações passaram a abandonar as tradicionais redes de longa distância (WAN) e adotaram uma abordagem mais moderna, com custos reduzidos e virtualizada chamada SD-WAN.

O que é SD-WAN?

Uma rede WAN é a conexão entre dispositivos de rede conectados por links de longa distância que permite que os usuários acessem recursos em toda a organização. A WAN fornece maior flexibilidade e escalabilidade para as redes corporativas do que as LANs tradicionais (rede entre dispositivos), pois permite o compartilhamento de dados e aplicativos entre múltiplas sedes.

A rede SD-WAN é uma versão mais recente da tecnologia WAN que utiliza tanto a infraestrutura tradicional de redes públicas, como a Internet, bem como conexões privadas dedicadas para fornecer maior desempenho e fiabilidade. 

Além de utilizar equipamentos WAN tradicionais (como roteadores), a SD-WAN emprega camadas de software para implementar funções adicionais como criptografia dos dados trafegados na rede e outros serviços como firewall, IDS/IPS e antivírus.

Com a arquitetura SD-WAN, possibilita que as organizações criem um pool de largura de banda compartilhada entre vários sistemas, otimizando automaticamente o tráfego para melhorar a performance. 

A principal vantagem da rede SD-WAN é que ela oferece uma solução baseada em software (a sigla SD vem de “Software-defined”, ou “definida por software”), fazendo dela ainda mais flexível e escalável para as organizações. Tal condição permite a criação de uma WAN virtual sob medida para atender às suas necessidades específicas da organização em determinado momento.

8 benefícios da implementação de uma solução SD-WAN

  1. A SD-WAN oferece uma rede mais flexível e escalável

Com a aplicação dessa tecnologia, as empresas podem facilmente criar ou alterar os recursos da rede para atender às suas necessidades específicas. Além disso, ela pode ser facilmente expandida para dar suporte a mais aos usuários e dispositivos, além de setores e outras unidades operacionais. 

  1. Operações simplificadas

Fácil implantação de atualizações e alterações, lançamento de funcionalidades acelerado e configurações automatizadas.

  1. Agilidade

Um novo serviço baseado em software pode ser entregue (ou provisionado) em poucas horas, enquanto no modelo tradicional é necessário que a operadora receba uma Ordem de Serviço para instalação deste novo hardware e coordene a instalação junto à empresa para a ativação deste novo serviço, ou seja, consumindo muito tempo.

  1. Redução de custos

Despesas reduzidas de CAPEX e OPEX. O SD-WAN é uma solução de fácil e rápida implementação, não exige um conhecimento técnico altamente especializado para ser configurado, é capaz de suportar e compartilhar a carga de tráfego entre diferentes conexões, aproveitando a conexão com internet mais acessível, sem comprometer a velocidade ou segurança, gerando assim uma economia com recursos. 

  1. Alta disponibilidade de aplicações

Com o SD-WAN, a empresa passa a contar com alta disponibilidade nos acessos das principais aplicações usadas pela corporação, tendo vários links ativos para todos os cenários de rede. Isso acontece porque o software consegue ter um controle sobre o tráfego de aplicação, que oferece um controle dinâmico capaz de reconhecer cada aplicação e entregar o melhor resultado possível para melhorar a experiência do usuário.

No quesito entrega, é interessante mencionar a velocidade para a entrega dos serviços no device exercendo o papel de CPE (equipamentos de instalações do cliente) por meio de um deploy dos serviços adicionais solicitados pelo cliente. Por exemplo, no modelo tradicional (sem recursos de virtualização), o cliente precisa aguardar a empresa no qual contratou os serviços enviar um novo CPE que seja capaz de executar as funcionalidades desejadas, já no modelo SD-WAN a empresa contratada consegue entregar os serviços em poucos minutos, por meio de um deploy no CPE já instalado no cliente.

  1. Interface de gerenciamento intuitiva

Ao contar com um painel de gerenciamento centralizado e intuitivo, o gerenciamento se torna simplificado. Assim, o profissional responsável pode fazer a configuração e o gerenciamento de WAN, da segurança e da nuvem de forma desburocratizada. Além disso, o gestor passa a ter acesso a relatórios precisos de aplicações e desempenho da própria WAN, podendo fazer análises preditivas de antecipação de largura de banda necessária para garantir bom desempenho, produtividade e sucesso dos negócios.

  1. Sua empresa conta com maior capacidade de banda

A tecnologia SD-WAN permite que as empresas aproveitem ao máximo suas conexões de Internet, pois ela não está limitada pelos recursos físicos da rede. Isso significa que as empresas podem facilmente implementar soluções de VoIP e outras aplicações sensíveis à latência, sem se preocupar com gargalos no tráfego.

  1. Maior segurança

Com o SD-WAN, você passa a contar com controle de acesso em tempo real, além de políticas de reconhecimento de aplicações que trabalham com segmentação de ponta a ponta. Outro fator que reforça a segurança e a proteção integrada contra ameaças é manter o tráfego seguro em todos os ambientes, seja na banda larga ou na nuvem. Você conta com segurança DNS e NGAV, além do NGFW para os endpoints remotos e filiais, com segurança distribuída.

Como vimos, a rede SD-WAN possui diversos benefícios para as empresas mais modernas do mercado, desde a possibilidade de criar uma rede virtualizada até o controle total sobre os dados enviados e recebidos pela empresa no dia a dia. 

Se você está pensando em implantar essa tecnologia na sua companhia e quer saber mais sobre assuntos como esse, não deixe de assinar agora mesmo nossa newsletter para receber as novidades em sua caixa de entrada!


Data de publicação:

16/08/2023

Compartilhar:

Confira também:

Dicas de segurança na internet e comprar online com tranquilidade
Cibersegurança

Dicas de segurança na internet e comprar online com tranquilidade

Leia mais

Botnet de DDoS: o que é?
Ataques DDoS

Botnet de DDoS: o que é?

Leia mais

Por trás da cortina: como funciona a nossa mitigação DDoS
Produtos UPX

Por trás da cortina: como funciona a nossa mitigação DDoS

Leia mais

Fale com
um Especialista

Envie o seu contato para que um dos nossos especialistas possam te retornar via e-mail. Os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório.